Ongs recolhem assinaturas para aprovação da Lei da Coleta Seletiva

A mostra "Quem Somos Nós" ficou exposta no Maceió Shopping

A mostra "Quem Somos Nós" ficou exposta no Maceió Shopping

Priscylla Régia/Alagoas24HorasPriscylla Régia/Alagoas24Horas

A campanha de assinaturas pela implantação da Lei da Coleta Seletiva em Maceió esteve por uma semana no Maceió Shopping, em Mangabeiras com o intuito de pedir o apoio de pelo menos 5% do eleitorado maceioense num abaixo assinado a favor da regulamentação da coleta de produtos recicláveis.

A luta é pela aprovação do projeto de Lei de Iniciativa Popular da Coleta Seletiva. Se entrar em vigor, a estimativa é que gere emprego e renda para centenas de catadores de lixo, que fazem parte de cooperativas.

"Com a reciclagem também estamos preservando os recursos naturais e matérias primas. Além de contribuir para a conservação do meio ambiente" afirmou a Maria Célia Silva dos Santos, catadora de lixo e cooperada da Catadores da Vila Emater (Coopvila).

Até o momento, a cooperativa não tem números concretos de quantas assinaturas conseguiram durante a campanha.

A ação também abriu ‘portas’ para que 25 catadores de lixo pudessem expor seus trabalhos fotográficos através da mostra "Quem Somos Nós".

"A exposição mostra que somos catadores com sonhos de uma vida digna e um emprego digno. Como qualquer outra pessoa, trabalhamos para sustentar nossas famílias", disse Maria Célia.

Com textos e fotos que mostram a história de vida dos moradores da Vila Emater, o projeto conseguiu aproximar a realidade de mais de 200 famílias com a sociedade alagoana.

"Através de um projeto do Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu feito na comunidade conseguimos fazer cursos. A principal meta era retirar os adolescentes do Lixão e oferecer opções de vida. Com projetos de fotografias, teatro, aulas de dança e curso de percussão conseguimos até tirar alguns menores das drogas", afirmou Maria Célia.

Quem quiser ajudar a Coopvila fornecendo materiais para reciclagem como garrafas plásticas, papelão, plástico, latinhas, fios e metais devem entrar em contato através do telefone 3355.5196.

Veja Mais

Deixe um comentário