Eslovênia foi o primeiro país europeu a vencer na África do Sul

Eslovênia foi o primeiro país europeu a vencer na África do Sul

TerraEslovênia foi o primeiro país europeu a vencer na África do Sul

Eslovênia foi o primeiro país europeu a vencer na África do Sul

Apesar da presença de Zinedine Zidane, de descendêcia argelina, foi a Eslovênia que venceu a Argélia por 1 a 0, neste domingo, em Polokwane, no Peter Mokaba Stadium. Na partida mais modorrenta da Copa do Mundo, prevaleceu uma falha do excêntrico goleiro Chaouchi em um confronto de poucas emoções.

Os pontos conquistados pela Eslovênia contra a Argélia foram os primeiros da história do país nos Mundiais – na outra participação, em 2002, havia perdido seus três compromissos.

A partida em Polokwane foi a primeira da história das Copas a não ser realizada em um gramado natural, já que o Peter Mokaba Stadium possui um combinado de ervas e produtos sintéticos em sua superfície – é também o caso do estádio em Nelspruit, onde irão estrear Honduras e Chile.

O jogo

Poucas, muito poucas emoções marcaram a etapa inicial em Polokwane. O primeiro bom lance foi aos 2min, em falta bem cobrada pelo lateral argelino Belhadj, mas defendida sem problemas por Handanovic. Algum perigo só foi acontecer de novo aos 35min, em escanteio cobrado também por Belhadj. Yahia tentou finalizar em condições de gol, mas foi atrapalhado pelo zagueiro esloveno Cesar.

No minuto seguinte, de novo em bola aérea, a Argélia assustou. Halliche ganhou da defesa eslovena e cabeceou próximo ao gol, levando perigo ao bom goleiro Handanovic.

Com um toque de bola regular no meio-campo, mas penetração praticamete nula na área da Argélia, a Eslovênia só conseguiu sua oportunidade em chute de fora da área: Birsa soltou a bomba de longe e o excêntrico Chaouchi espalmou por cima da meta.

As duas equipes tentaram uma movimentação maior após o intervalo, mas a quantidade de oportunidades criadas continuou muito baixa. A melhor saiu em troca de passes da Eslovênia e finalização de Kirm – mas livre diante do goleiro, o meia chutou fraco.

Ghezzal, atacante do Siena, finalizou a gol de cabeça na melhor chance argelina no segundo tempo. Contudo, 13 minutos depois de sair do banco, ele seria personagem de situação muito semelhante a do uruguaio Lodeiro, prematuramente expulso contra a França. Pendurado, Ghezzal tentou dominar bola com o braço, recebeu o segundo amarelo e prejudicou sua seleção.

Seis minutos depois de obter a superioridade numérica, a Eslovênia também conseguiu vantagem no marcador. O capitão esloveno Koren avançou livre em diagonal, da esquerda para o meio, e chutou de fora da área ao gol de Chaouchi, que enganado pelo quique viu a bola morrer no fundo de suas redes. Foi o único gol da partida.

A Eslovênia volta a jogar na próxima sexta-feira, em Johannesburgo, contra os Estados Unidos. A Argélia viajará até a Cidade do Cabo para, no mesmo dia, medir forças contra a Inglaterra.

FICHA TÉCNICA

Argélia 0 x 1 Eslovênia

Gol
Eslovênia: Koren, aos 34min do 2º tempo

Ponto Forte da Argélia
Jogadas pela esquerda e bola aérea

Ponto Forte da Eslovênia
Toque de bola do meio-campo

Ponto Fraco da Argélia
Meio-campo muito distante dos atacantes

Ponto Fraco da Eslovênia
Pouca penetração

Personagem do jogo
Chaouchi, o excêntrico goleiro da Argélia que falhou no gol esloveno

Esquema Tático da Argélia
4-4-2
Chaouchi; Bougherra, Halliche, Yahia e Belhadj; Kadir (Guedioura), Lacen, Yebda e Ziani; Djebbour (Ghezzal) e Matmour (Saifi)
Técnico: Rabah Saadane

Esquema Tático da Eslovênia
4-4-2
Handanovic; Breko, Suler, Cesar e Jokic; Kirm, Radosavljevic (Komac), Koren e Birsa (Pecnik); Dedic (Ljubijankic) e Novakovic
Técnico: Matjaz Kek

Cartões amarelos
Argélia: Ghezzal e Yebda
Eslovênia: Radosavljevic e Komac

Cartão vermelho
Argélia: Ghezzal

Árbitro
Carlos Batres (Guatemala)

Local
Peter Mokaba Stadium, em Polokwane

Veja Mais

Deixe um comentário