Os hemocentros de Alagoas (Hemoal) e o Regional de Arapiraca (Hemoar) prorrogaram até o próximo dia 23 a Campanha de Doação de Sangue destinada ao período junino. A medida foi adotada pela direção da Hemorrede visando garantir sangue suficiente para atender a grande demanda, que triplica em razão do número de queimados por fogos de artifício e do aumento dos acidentes de trânsito.
Situação verificada, principalmente, no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e na Unidade de Emergência Daniel Houly, em Arapiraca, que também recebe pacientes de Pernambuco, Bahia e Sergipe. “Este ano, durante o mês de junho, temos duas grandes festas, que são os festejos juninos e a Copa do Mundo, por isso, apelamos aos alagoanos a comparecerem ao Hemoal e Hemoar para fazer as doações”, solicitou Verônica Guedes, diretora do Hemoal.
Além de receber um lanche especial após a doação, os voluntários ganharão uma camisa confeccionada especialmente para a campanha. A camisa traz uma mensagem ao voluntário e exalta as cores da seleção brasileira, que disputa o título de hexacampeã mundial de futebol na África do Sul.
O Hemoal funciona na rua Jorge de Lima, próximo ao Estádio Rei Pelé, no bairro Trapiche. Já o Hemoar está localizado na rua Geraldo Barbosa Lima, no Centro de Arapiraca. Os dois órgãos funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e aos sábados, das 8h ao meio dia.
Doação – Para se candidatar à doação, além de estar em perfeito estado de saúde e portando um documento de identificação com foto, o candidato deve comprovar que possui no mínimo 18 anos de idade e peso igual ou superior a 50 kg. Estarão impossibilitados de doar àqueles que não preencham estes pré-requisitos e sejam portadores do vírus HIV ou que já foram acometidos por sífilis, Chagas e, após os dez anos de idade, tenham contraído hepatite.
Já quanto às mulheres, não é permitida a doação para àquelas que estejam grávidas ou amamentado. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o candidato à doação deve comparecer ao Hemoal ou ao Hemoar bem alimentado.