IlustraçãoIlustração

Imaginem um Desafio de Ciclismo tendo como cenário a caatinga nordestina. Pois esse evento, único no Mundo, já é uma realidade. Depois de consolidar como um grande circuito de bike, o “Freebike Intercity”, realizado todos os anos em Alagoas, prepara para os dias 06 e 07 de novembro o “7° Desafio Santana – Arapiraca”.

A prova, que é uma adaptação regional da clássica Paris-Roubaix, realizada na França, terá em 2010, um trajeto ainda mais arrojado – onde os ciclistas passarão por asfalto, paralelepípedo e terra batida. A distância também cresceu. Agora são 200 km, espalhados por 12 municípios alagoanos: Arapiraca, Santana do Ipanema, Dois Riachos, Cacimbinhas, Major Isidoro, Olivença, Olho D’Água das Flores, Monteirópolis, Jacaré dos Homens, Batalha, Jaramataia e Craíbas.

O “7° Desafio Santana – Arapiraca” é uma realização da Associação Arapiraquense de Ciclismo (AAC), em parceria com o Sistema Pajuçara de Rádio e Televisão, o Governo do Estado e as doze prefeituras que fazem parte do percurso do evento, além da Hits Eventos.

“A cada ano estamos deixando a prova ainda mais difícil. É um atrativo, principalmente por não existir em nenhum lugar do Mundo, esse tipo de competição. Iremos colocar numa mesma arena e numa mesma competição, atletas do ciclismo de estrada, ciclismo de montanha e também atletas do ciclocross. Denominamos esta categoria de “Freebike Intercity”, pois cada atleta pode usar qualquer tipo de bicicleta. Com certeza será um grande passo para que Alagoas entre de vez como um Estado que inova e dissemina o esporte como algo essencial para a vida de todos”, falou o coordenador-geral, Egberto Pedro.

Participantes

Se nas últimas seis edições, o Desafio de Ciclismo Freebike Intercity só cresceu em número de participantes, em 2010, a realidade será ainda maior. Faltando seis meses para a competição, cerca de 100 atletas do exterior já confirmaram suas presenças. Esse número vai mais além quando se trata dos ciclistas locais. A expectativa da organização é da participação de aproximadamente 1.000 ciclistas, sendo 600 nos municípios e 400 nas competições principais.

Todos os atletas receberão as camisas da competição e medalhas por participação. Sendo que tanto os atletas das competições principais, quanto os atletas das disputas municipais ganharão premiação em dinheiro, totalizando mais de R$ 26.000,00 em prêmios.

Categorias

Cada categoria terá um percurso específico. No dia 07, a Elite/sub23 masculina participará de um percurso de 200 km. Já no dia 06 de novembro, a Elite/Sub23 Feminina, com a Sub 30 e Over 30, também feminina, juntamente como as categorias masculina, Junior, Sub30 e Máster A, B, e C, participarão de um percurso de 100 km.

Para os atletas que não são profissionais, a organização do evento também promete uma grande competição. Como o Desafio passa por 12 municípios, cada cidade fará sua competição local. O número de inscrições, que serão gratuitas, se limita em 50 atletas, pedalando num percurso de 20km.

História

O Desafio de Ciclismo começou em 2003, quando o ciclista Índio e o estreante Adilson – resolveram apostar uma corrida de Arapiraca até o município de Jaramataia. Com o passar dos anos, o desafio foi ficando mais sério e surgiu como uma nova ferramenta do esporte nacional.

Em 2009, durante a 6ª edição, o Desafio contou com a participação de ciclistas dos estados de Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Bahia, Ceará, Paraíba, Maranhão, Distrito Federal, Goiás, São Paulo, além de um ciclista italiano. O atleta pernambucano, Marcelo Ramos, da delegação de Santa Cruz do Capibaribe, venceu na principal categoria e ficou com a maior premiação.

Veja Mais

Deixe um comentário