O município de Arapiraca foi escolhido pelo Ministério da Saúde para realizar a pesquisa de neonatal. Os trabalhos, feitos pela Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação de Saúde da Criança, foram iniciados no último sábado (12) e prosseguem até a próxima sexta-feira em seis Unidades Básicas de Saúde.
O objetivo da pesquisa neonatal é obter informações sobre a mortalidade materna, morbidade infantil e impacto das ações do Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil em 256 municípios da região Nordeste e da Amazônia Legal. O foco está no eixo da atenção ao pré-natal, ao parto e ao recém-nascido.
“Precisamos ter uma qualidade de verdade na atenção prestada à saúde do binômio mãe-filho. Só assim conseguiremos alcançar o nosso objetivo, que é a redução da mortalidade infantil e das complicações ocorridas durante o período da gravidez”, falou a secretária de Saúde, Aurélia Fernandes.
Os postos de saúde contemplados para a realização da pesquisa são: Cacimbas, Cohab Nova, 3° Centro, Pau D´arco, Canafístula e Boa Vista.