A próxima quinta-feira (17) será um dia especial para 240 beneficiários do Programa Bolsa Família de Maceió (AL). Nessa data, eles receberão os certificados de conclusão de cursos do programa de qualificação profissional Próximo Passo. Na segunda (14), foi a vez de 200 beneficiários de Fortaleza (CE) comemorarem a formatura. Os formandos do Ceará concluíram cursos de formação no setor da construção civil (elétrica predial, pedreiro, azulejista e auxiliar administrativo) e os de Maceió, na área de turismo.
Integrantes de famílias beneficiárias do Bolsa Família, programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), acima de 18 anos de idade, que tenham completado pelo menos a quarta série do Ensino Fundamental, têm a oportunidade de ingresso no mundo do trabalho por meio do Próximo Passo, uma modalidade do Plano Setorial de Qualificação e Inserção Profissional (Planseq) específica para os beneficiários do Bolsa Família.
Os cursos têm duração média de 200 horas, divididas entre teoria e prática, nas áreas de construção civil (pedreiro, pintor, eletricista, encanador, mestre de obras) e turismo (garçom, cozinheiro, padeiro, barman, mensageiro, camareiro, atendente de agente de viagem, auxiliar de eventos).
O Próximo Passo é executado pelos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do Trabalho e Emprego (MTE) e do Turismo (MTur), sob coordenação da Casa Civil, em parceria com governos estaduais e municipais, empresários e trabalhadores. O objetivo é capacitar e inserir os beneficiários do programa Bolsa Família em postos de trabalho.
Inscrições
Para obter informações sobre os cursos do Próximo Passo, os beneficiários do Bolsa Família interessados devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo.
Os cursos para a construção civil do Próximo Passo atendem famílias nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Manaus (AM), Belém (PA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), Distrito Federal, São Paulo (SP), Campinas (SP), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS). Também são oferecidos cursos nas cidades de Vitória (ES), Goiânia (GO), Palmas (TO), São Luís (MA), Aracaju (SE), Maceió (AL) e Campo Grande (MS), totalizando 249 municípios. Já a área de turismo é voltada aos beneficiários das capitais.