Visando combater a violência contra os idosos, a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), vai promover na próxima quinta-feira (17), às 9h, no auditório da Faculdade Integrada Tiradentes (Fits), um seminário que marca o dia Internacional de Combate a Violência Contra a Pessoa Idosa.
Este evento vai divulgar, discutir e capacitar gestores, técnicos e idosos sobre os tipos de violência, como se apresenta e quais os caminhos na busca de soluções para essa questão que vem afetando, de forma silenciosa, a população idosa.
Será apresentado no seminário, palestras sobre "O Estatuto do Idoso e a Violência Contra a Pessoa Idosa" e sobre "O Idoso e o Fenômeno da Violência". Será realizado também, uma mesa redonda sobre a Situação da Violência Contra a Pessoa Idosa no Estado de Alagoas. O evento contará ainda com diversas apresentações artísticas.
Este evento conta com a parceria da Secretaria de Estado da Saúde e do Conselho Estadual do Idoso. As palestras serão proferidas pelo coordenador Nacional da Política do Idoso, Roberto Loyola e pela técnica especialista em Violência Contra a Pessoa Idosa, da Fiocruz, Maria Cecília Minayo.
A Violência pode ser feita por meio de abuso e maus-tratos físicos e psicológicos. O idoso pode ainda, ser abusado ou violentado sexualmente, pode ser abandonado, sofrer negligência dos responsáveis, sofrer abuso financeiro e econômico ou por auto-negligência.
A Seades inaugurou em outubro de 2009, o Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (CIAPPI) que desenvolve ações de apoio ao idoso e prevenção a violência imposta a este segmento. O trabalho desenvolvido é realizado por uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, psicólogo e advogado, capacitada para o atendimento à pessoa idosa e seus familiares. O atendimento é individualizado, voltado para mediações de conflitos e encaminhamentos à rede, contribuindo para a efetivação dos direitos como preconiza o Estatuto do Idoso.
Para denunciar a violência contra a pessoa idosa, basta entrar em contato com o disque idoso no número 3315 9928 ou na rua Clatrêncio Jucá, 156, Pinheiro. A denúncia pode ser feita também pelo endereço eletrônico centro.idoso@assistenciasocial.al.gov.br.