A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) finalizou, nesta quinta-feira (17), o cálculo de todo o acumulado com a Nota Fiscal Alagoana em compras efetuadas no período de julho a dezembro de 2009. Os interessados em receber os créditos devem acessar o endereço www.sefaz.al.gov.br/nfa e optar pela utilização do saldo em conta.
Segundo a coordenadora da NFA, Aida Gama, os dados demoraram um pouco mais a serem lançados devido à necessidade de informações provenientes do Simples Nacional. “Faltava calcular apenas o mês de dezembro e dependíamos do Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional para saber o faturamento das empresas”, diz ela.
Os créditos, no entanto, já estão disponíveis para os consumidores, que devem requisitar o pagamento no site. Para isso, basta entrar no sistema utilizando CPF e senha e escolher o banco no qual deverá ser efetuado o depósito, especificando agência e conta. Os dados serão encaminhados à Caixa Econômica Federal, responsável pela operação.
“É bom lembrar que o cadastro deve estar correto. Das outras vezes, muitas pessoas colocaram a conta corrente sem o dígito e esses arquivos voltaram para a Fazenda, pois o sistema da Caixa rejeita a informação. Também é importante ressaltar que o CPF titular da conta bancária deve ser o mesmo cadastrado na NFA”, esclarece Aida.
Quem quiser, também pode deixar para resgatar os créditos mais tarde, já que eles têm validade de cinco anos – tempo em que ficarão registrados no banco de dados da Nota Fiscal Alagoana. Vale lembrar que os cadastrados no programa ainda poderão utilizar os valores armazenados para abatimento do IPVA de 2011.
Os consumidores que esqueceram suas senhas e não estejam conseguindo acesso ao sistema devem comparecer ao 3º andar do prédio sede da Secretaria de Estado da Fazenda (Rua General Hermes, 80, Cambona), de posse de CPF e carteira de identidade. Mais informações no telefone 3315-7825.