Diante da tragédia causada pelas enchentes que atingiram 21 municípios de Alagoas, técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) estão mobilizados para atender aos 53.123 desabrigados e desalojados, de acordo com a Defesa Civil Estadual. Até às 13 horas deste domingo, o Samu Aeromédico realizou 51 socorros e dois helicópteros estão distribuindo medicamentos, já que grande parte das vias terrestres foram destruídas.
De acordo com o diretor de Assistência Farmacêutica da Sesau, Fábio Pacheco, até o meio dia deste domingo foram liberados 16 mil frascos de paracetamol, 40 mil ampolas de soro fisiológico, 60 mil ampolas de dipirona, oito mil ampolas de antibiótico, 24 mil máscaras descartáveis, 100 mil luvas de procedimento cirúrgico e oito mil litros de hipoclorito de sódio.
“Por determinação do secretário de Estado da Saúde, Herbert Motta, a Sesau montou uma verdadeira operação de guerra, porque a situação é catastrófica. Nossos técnicos trabalham, sem trégua, desde o último sábado, para liberar os medicamentos, insumos, além de realizar socorro às vítimas”, informou Fábio Pacheco.
Helicópteros – E segundo o titular da pasta da Saúde, Herbert Motta, além do Samu Aeromédico, três helicópteros estão trabalhando na distribuição de medicamentos e insumos. São dois helicópteros realizando a distribuição de medicamentos, além de um realizando o monitoramento, pois a grande parte dos municípios está sem acesso, porque as rodovias e pontes foram destruídas”, salientou
Ele solicitou, ainda, que as pessoas tenham cuidado ao trafegas pelos locais onde existam água, pois há risco de contrair as doenças. “Além de atendermos aos feridos, temos que prevenir as doenças de veiculação hídrica, a exemplo da leptospirose, que é contraída pela urina dos roedores, além de tomarmos todas as precauções para evitarmos que os casos de Dengue aumentem”, apelou Herbert Motta.