A Fundação Internacional de Crianças Cardiopatas – International Children Heart Foundation (ICHF)- aceitou o convite para trazer a Alagoas o programa Coração Feliz (Happy Heart Program). O projeto realizará cerca de 20 cirurgias cardíacas em crianças selecionadas pela equipe do Instituto de Doenças do Coração (IDC) da Santa Casa de Maceió Será a primeira vez que a ICHF realiza o projeto no Brasil, sendo a Santa Casa de Maceió escolhida para realizar as cirurgias. A iniciativa tem início nesta terça, dia 22, e prosseguirá até o dia 30.
“Fizemos um grande esforço para trazer esta iniciativa a Alagoas. O Estado, inclusive, está investindo recursos do ProHosp para viabilizar o projeto”, disse Wanderley Neto. O projeto contou com o apoio do provedor da Santa Casa de Maceió, Humberto Gomes de Melo, que colocou à disposição toda a estrutura da instituição, incluindo o centro cirúrgico, a UTI Pediátrica, a Pediatria e enfermarias. “A Santa Casa de Maceió vem investindo na saúde da população alagoana há 158 anos e se sente honrada em poder contribuir com este programa”, frisou o gestor.
Mais detalhes
A Fundação Internacional de Crianças Cardiopatas enviará a Maceió uma equipe de médicos e profissionais americanos, voluntários que, inclusive, já atuaram em outras partes do mundo.
Trata-se do início de um intercâmbio nas áreas de cirurgia cardiovascular e de cardiologia pediátrica, que beneficiará pelo menos duas dezenas de crianças, que hoje aguardam por uma cirurgia cardíaca na lista de espera do SUS.
A equipe permanecerá em Maceió pelos próximos 20 dias com o patrocínio de uma grande empresa americana e o apoio do Governo de Alagoas através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A iniciativa contará com cerca de 20 profissionais nas áreas de cardiologia e cirurgia pediátrica cardiológica, intensivistas, fisioterapeutas, enfermeiros e administradores em saúde.
O objetivo é ampliar o numero de cirurgias cardíacas pediátricas em Alagoas e organizar um programa de atendimento capaz de atender todas as crianças portadoras de doença cardiovascular no Estado.
O líder da equipe, o cirurgião cardíaco William Novick, é um renomado especialista em cardiopatias congênitas, com um currículo extenso nesta área. Há anos dedica parte de sua vida a visitar países
interessados neste tipo de intercâmbio, dando preferência a regiões com baixo Índice de Desenvolvimento Humano.
Sendo realizado pela primeira vez no Brasil, a expectativa é que este intercâmbio se repita pelos próximos três anos. Os profissionais voluntários que fazem parte do projeto irão interagir com a equipe local do Instituto de Doenças do Coração da Santa Casa de Maceió. Participarão das cirurgias os cardiologistas Wanderley Neto, Alfredo Aurélio Marinho, Hemerson Casado e Benício Romão.
Durante o período, vários cardiologistas de outras instituições do Nordeste estarão em Maceió.