Hemorrede não dispõe de sangue B, A e O-

Mesmo com a Campanha de Doação de Sangue Junina, o estoque de sangue do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) e do Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar) está deficitário de três tipagens sanguíneas: A, B e O Negativos.

Diante desta realidade, a direção da Hemorrede Pública de Alagoas apela à sensibilidade dos alagoanos, pois caso algum paciente necessite de uma transfusão com estas tipagens, pode entrar em óbito, já que o sangue não é fabricado artificialmente.

Ainda segundo a direção do Hemorrede, as demais tipagens sanguíneas estão abaixo do nível necessário. Isso porque, até as 12h desta terça-feira, o estoque possuía apenas 222 bolsas de sangue, quando seriam necessárias, no mínimo, 300, visando suprir a demanda transfusional das unidades de saúde públicas do Estado, a exemplo do Hospital Geral do Estado (HGE), que consome mais 75% do sangue doado ao Hemoal.

“Nossa situação é critica, pois temos o feriadão de São João, mais um jogo da seleção brasileira, os pacientes vítimas de dengue hemorrágica e das doenças hematológicas, além dos feridos durante a enchente que atingiu 21 municípios do Estado. Diante desta momento dramático, solicitamos aos alagoanos para que possam comparecer ao Hemoal, localizado próximo ao Estádio Rei Pelé, no bairro Trapiche e ao Hemoar, situado na Rua Dr. Geraldo Barbosa Lima, Centro de Arapiraca”, evidencia a diretora Verônica Guedes.

Ela ressalta, também, o Hemoal realizará coleta externa, nesta quarta-feira, das 8h às 17h, no Calçadão do Comércio, no Centro de Maceió. Para se candidatar à doação, os candidatos devem ter idade superior a 18 anos, pesar acima de 50 kg e comparecer ao Hemoal Maceió ou Arapiraca portando um documento de identificação com foto. Além destes pré-requisitos, o candidato também não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite, após os 10 anos. A doação de sangue é proibida para as mulheres que estejam gestantes ou amamentando.

Fonte: Ascom Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário