O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) aprovou resolução de nº 15054, suspendendo as atividades cartoriais e os prazos processuais a partir desta terça-feira, 21, em três zonas eleitorais: a 15ª, sediada em Rio Largo, a 16ª, com sede na cidade de São José da Laje e a 28ª, cuja sede é em Quebrangulo. A 15ª ZE abrange, além do município-sede, mais três municípios (Satuba, Coqueiro Seco e Santa Luzia do Norte; a 16ª o próprio município de São José da Laje e o de Ibateguara.
A medida foi adotada em consequência das fortes chuvas que acabam de causar estado de calamidade e situação de emergência no Estado. Sobretudo nos municípios dos Vales do Mundaú e do Paraiba, inclusive com danos em imóveis e equipamentos em alguns cartórios e nos serviços públicos de água potável, energia elétrica e telefonia.
De acordo com a mesma resolução, a presidência do tribunal, ouvido o respectivo juiz eleitoral, deverá, mediante portaria, informar em qual data os serviços eleitorais e os prazos processuais serão retomados. E se necessário, poderá incluir outras zonas eleitorais na situação das três citadas.