A seleção brasileira feminina de vôlei encerrou a série de quatro amistosos com o Japão com mais uma vitória. Nesta terça-feira, no ginásio Sesi, em Maceió, a equipe comandada pelo técnico José Roberto Guimarães aplicou 3 sets a 0, com parciais de 25/22, 25/23 e 25/20. Na última segunda-feira, também na capital do Rio Grande do Norte, o Brasil marcou 3 a 0. Nos jogos em Natal, na semana passada, o time fez 3 a 2 e 3 a 0.
– A gente conseguiu dar ritmo para todo mundo, então o saldo foi positivo. Mas poderíamos ter sido mais exigidos. O Japão veio sem algumas jogadoras importantes – disse o treinador, após a partida.
No primeiro set, a equipe japonesa começou forçando o saque e fazendo boas defesas. Enquanto isso, a seleção brasileira errava bloqueios e se apresentava mal na recepção. As duas equipes disputaram ponto a ponto, mas o Brasil virou, com ajuda da oposto Sheilla, e fechou em 25/22. A parcial seguinte apresentou os mesmos problemas, e as japonesas abriram vantagem no placar. O time brasileiro reagiu e encostou no marcador. A partida ficou equilibrada. Porém, com as centrais Thaísa e Adenízia inspiradas no set, o Brasil marcou 25/23.
O bloqueio brasileiro funcionou no início do terceiro set, mas a recepção continuou sendo o maior problema da seleção. Com a ajuda das japonesas, que cometeram muitas faltas no período, o Brasil finalizou o placar em 25/20.
Em 2010, o Brasil disputará duas competições oficiais. No Grand Prix, que será realizado de 6 a 29 de agosto, a seleção vai atrás do eneacampeonato. Já no Campeonato Mundial, de 29 de outubro a 14 de novembro, no Japão, a equipe brasileira busca o título inédito.