Uma comissão externa foi criada nesta quinta-feira, 24, na Câmara dos Deputados para apurar as causas das enchentes que deixaram milhares de pessoas desabrigadas nos estados de Alagoas e Pernambuco na semana passada.
A comissão formada pelos deputados Antônio Carlos Chamariz (PTB-AL) Eduardo da Fonte (PP-PE) e Bruno Rodrigues (PSDB-PE), representantes dos estados atingidos , foi criada na sessão de hoje, presidida pelo deputado Nelson Marquezelli (PTB-RS), quarto secretário da Casa, e homologada pelo presidente Michel Temer (PMDB-SP). O objetivo da comissão, segundo os deputados, é buscar as causas da tragédia.
De acordo com o deputado Chamariz, autor do requerimento, a ideia é acompanhar os fatos decorrentes das fortes chuvas dos últimos dias, sobretudo, porque há desencontro a respeito do que teria provocado o evento, que chegou a destruir algumas cidades, como Branquinha.
"A imprensa noticia que, de acordo com o professor Ricardo Sarmento Tenório, da Universidade Federal de Alagoas, o que ocorreu foi algo parecido com um tsunami, que teria sido causado pelo rompimento de barragens particulares localizadas nas bacias dos rios Canhoto, em Pernambuco, e Mundaú, em Alagoas. Ele diz que esta seria a única explicação possível para justificar o volume e a força das águas por toda a região, inclusive em cidades que ficam distantes da área em que choveu bastante", comenta o deputado Chamariz, que já visitou preliminarmente alguns dos municípios atingidos, mas sem o caráter de apuração que terá a comissão externa criada hoje pela Câmara Federal. A afirmação do professor, porém, é contestada por secretários dos dois estados.
O trabalho de averiguação dos deputados permitirá que o poder público conheça as causas que provocaram a tragédia, que causou comoção em todo o país. "É preciso saber se houve falha e quem falhou. É preciso planejamento para evitar que novas tragédias aconteçam e sejam implementadas medidas de prevenção, para tranquilizar a população. Não se pode deixar que o caos se repita", afirmou Chamariz.