O governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), reabre neste domingo (27), o Estádio Rei Pelé – o Trapichão, que passou pela mais sua completa reforma desde sua inauguração há 40 anos, com recursos aplicados na ordem de R$ 12 milhões. A solenidade oficial contará com a presença de Edson Arantes do Nascimento, o “Pelé”, Rei do Futebol.
Por causa do momento de calamidade que vive o Estado com milhares de vítimas desabrigadas, além de dezenas de mortos em função das fortes chuvas caídas em vários municípios, o governador Teotonio Vilela Filho cancelou as festividades programadas para o dia da reinauguração da primeira etapa da reforma do estádio.
“Compreendemos e nos irmanamos com esse sentimento de pesar do governador. O momento é de promover ajuda e solidariedade de todos para minimizar o sofrimento de tantos alagoanos”, concordou o secretário de Estado da Educação e do Esporte, Rogério Teófilo, reafirmando o compromisso de governo em entregar oficialmente à população neste domingo esta primeira etapa do Trapichão reformado.
Segundo a programação estabelecida, o ‘rei Pelé’ deverá chegar ao Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, no domingo por volta das 11h30, onde será recebido pelo governador Teotonio Vilela, e sobrevoará a cidade de Maceió e algumas cidades mais próximas à capital que foram afetadas com a tragédia.
Depois, por volta das 14h30, Pelé e a comitiva do governador se dirigirão ao Estádio Rei Pelé, onde participará de entrevista coletiva, receberá as homenagens e dará o pontapé inicial no jogo entre CSA e CRB, o Clássico das Multidões, que reabre o estádio em competição oficial pelo Campeonato do Nordeste.
Reformas estruturais – Segundo Fábio Vieira, engenheiro responsável pelas obras, quem ver o Trapichão hoje não imagina o quanto foi feito para salvar o estádio. “Nesta primeira etapa as reformas estruturais representaram 80%, sendo 45% na recuperação da estrutura física e 35% nas instalações elétricas e hidrosanitárias. Os outros 20% ficaram nos acabamentos”, contabilizou.
“Além das reformas estruturais, o estádio ganhou uma nova pintura e novos equipamentos como o moderno placar eletrônico tipo LCD, a irrigação do gramado automatizada, novos geradores, iluminação, som, manta de impermeabilização autoprotegida da marquise, um novo elevador, cabines de rádios reformadas e climatizadas, câmeras de monitoramento, modernas e anatômicas cadeiras para os reservas, entre outros”, enumerou o secretário de Estado Adjunto do Esporte, Luís Antônio Camargo Ribas (Catarina).
O governador Teotonio Vilela reafirmou o compromisso de levar em frente o projeto “Estádio Vivo”, uma idéia do ex-secretário de Esporte, Jorge VI, que objetiva aproveitar toda a área no entorno do Trapichão para a prática esportiva da comunidade e outras atividades que ajudem na manutenção do estádio. “Estamos entregando a primeira etapa da reforma do Estádio Rei Pelé, que não será somente um estádio de futebol, mas uma peça viva da sociedade, com várias quadras de esporte à disposição de todos, com uma estrutura física nova”, confirmou o governador.