Chegou a 37 o número de mortes causadas pela chuva em Alagoas. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil do estado nesta terça-feira (29), as três novas vítimas confirmadas são do município de União dos Palmares (AL). Até segunda-feira, 34 mortes haviam sido confirmadas em Alagoas.
Ainda segundo a Defesa Civil, o estado tem 69 desaparecidos. Mais de 181 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas. Ao todo, 15 cidades decretaram estado de calamidade pública, quatro estão em situação de emergência e outras 28 cidades registraram prejuízos causados pelas enxurradas.
Em Pernambuco, estado que também foi bastante afetado pelas chuvas no Nordeste, foram 20 óbitos confirmados até esta terça-feira. No dois estados, 157 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas e 95 municípios relataram danos.
Férias antecipadas
Engenheiros e arquitetos da Secretaria da Educação e do Esporte e do Serviço de Engenharia de Alagoas estão visitando escolas estaduais para verificar os danos causados pelas cheias nas últimas semanas. Segundo o governo estadual, 25 unidades sofreram estragos. Outras estão sendo usadas como abrigo para aqueles que perderam suas casas.
As férias de julho foram antecipadas e a previsão é de que haja atraso no calendário escolar.
Nesta terça, equipes devem vistoriar escolas em União dos Palmares, Santana do Mundaú, Ibateguara e São José da Laje. A Agência Alagoas, do governo estadual, informa que as unidades tiveram os prédios danificados, os móveis destruídos e documentos e equipamentos perdidos. Além disso, foram registrados saques.