O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas comemora o Dia Nacional do Bombeiro – festejado na sexta-feira, 02 – com a prestação de serviço às vítimas das enchentes e alagamentos no interior do estado.
De acordo com a assessoria do Corpo de Bombeiros, a intenção é ajudar aqueles que precisam do apoio dos bombeiros alagoanos após a destruição em pelo menos 21 cidades alagoanas. Desde o dia 17 de junho, as equipes do Corpo de Bombeiros se revezam para prestar atendimento às vítimas da tragédia.
Durante 15 dias, mais de 3 mil homens estão nas ruas das cidades afetadas realizando um trabalho de resgate, monitoramento aéreo, buscas por vítimas, atendimento pré-hospitalar, triagem e distribuição de alimentos. Nas horas vagas, eles ainda exercem a função de psicólogos, levando conforto para aqueles que viram seus pertences, parentes e amigos sendo levados pelas enxurradas.
As buscas por vítimas nos municípios de Branquinha, Murici, Messias, Rio Largo e Santa Luzia do Norte pelo Rio Mundaú não param. Os voos com o objetivo de levar cestas básicas e água mineral as áreas mais afetadas também seguem diariamente.
O último balanço realizado pela Defesa Civil apontou o número de 69 pessoas desaparecidas, que estão sendo procuradas pelos bombeiros. Pelo menos 26.618 pessoas estão desabrigadas e outras 47 mil, desalojadas.
Para aqueles que desejem contribuir com o Corpo de Bombeiros com informações sobre aparecimentos de corpos e condições de estradas devem entrar enviar uma mensagem de texto para o número 8883-0091.
Dia Nacional do Bombeiro
Em 2 de julho de 1856, o Imperador D.Pedro II, assinava o Decreto Imperial nº 1.775, que regulamentava, pela primeira vez no Brasil, o serviço de extinção de incêndio. Nessa época, ao sinal de incêndio, o badalar dos sinos alertava homens, mulheres e crianças que ficavam em fila e, do poço mais próximo, passavam baldes de mão em mão, até chegarem ao local que estivesse em chamas.
Para oficializar a importância do bombeiro, por decreto do Presidente da República, desde 1954, todo 2 de julho deve ser dedicado a homenagear esses profissionais.
Algumas situações em que os bombeiros atuam são: resgate em acidentes, colisão de veículos, atropelamentos, casos clínicos urgentes e remoção de cadáveres, entre outros.
São essenciais nas praias, como salva-vidas e observadores do mar. Também analisam a segurança de projetos e fazem vistorias de obras. E ainda realizam busca e salvamento em matas e florestas, auxiliam na captura de animais, monitoram e auxiliam na derrubada legal de árvores.
Cotidianamente, os bombeiros arriscam suas vidas pela vida do próximo; são, praticamente, "anjos do fogo".