O oncologista Belizário de Lima Pereira (E), de 59 anos, já na delegacia | Foto: Osvaldo Praddo

O oncologista Belizário de Lima Pereira (E), de 59 anos, já na delegacia | Foto: Osvaldo Praddo

Foto: Osvaldo Praddo / Agência O DiaO oncologista Belizário de Lima Pereira (E), de 59 anos, já na delegacia | Foto: Osvaldo Praddo

O oncologista Belizário de Lima Pereira (E), de 59 anos, já na delegacia | Foto: Osvaldo Praddo

POR CHARLES RODRIGUES

Rio- A Polícia Federal (PF) prendeu, na quinta-feira, um médico que desviou cerca de R$ 470 mil referentes a precatórios da Justiça Federal para contas de Organizações Não-Governamentais (ONGs). De acordo com a PF, o oncologista Belizário de Lima Pereira, de 59 anos, foi preso dentro de uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF), no Centro, após tentar sacar grande quantidade de dinheiro.

Os valores dos precatórios, segundo a PF, eram transferidos de forma eletrônica para contas de ONGs e redistribuídos para, pelo menos, outros quatro integrantes da quadrilha. Até outubro, o médico havia agendado na CEF outros cinco saques totalizando cerca de R$ 22 milhões. A PF investiga como a quadrilha conseguiu a liberação dos precatórios e não descarta a suposta participação de funcionários da CEF e da Justiça nos golpes.

Com o médico foram apreendidos cartões, cheques, extratos bancários, além de dezenas documentos e uma agenda com nomes de autoridades, políticos e militares. De acordo com o delegado da PF, Hélio Khristian, o médico era presidente da ONG Unilivre, que tem sede em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, e seria a principal beneficiária dos precatórios.

"Fomos acionados por um diretor da Caixa Econômica Federal, em Brasília, que desconfiou dos saques eletrônicos realizados pelo médico na agência 14 Bis, no Centro. Além disso, o mecanismo dos saques também chamou a atenção dos funcionários. Há no mínimo outras quatro pessoas envolvidas", disse.

Indiciado por formação de quadrilha e estelionato, o médico foi transferido na manhã desta sexta-feira para o Presídio Ary Franco, em Água Santa, na Zona Norte do Rio.

Veja Mais

Deixe um comentário