O deputado federal Francisco Tenório (PMN-AL) disse que a aprovação da PEC 446 (PEC 300) que institui o piso nacional dos policiais proporciona aos profissionais de segurança pública dignidade e cidadania como condições de trabalho para esses agentes da lei, que arriscam todos os dias suas vidas na defesa da sociedade.
A sessão que aprovou em primeiro turno e por 349 votos a proposta foi bastante tumultuada, mas todos, oposição e governistas votaram favoráveis a proposta. Com destaque para o deputado federal Francisco Tenório que trabalhou desde o inicio do projeto, ainda na comissão de constituição e justiça, quando a proposta não contemplava os policiais civis, mas graças ao empenho do deputado Francisco Tenório foram incluídos no projeto.
Toda bancada alagoana votou favorável ao projeto, entretanto, é necessário destacar o empenho do parlamentar do PMN alagoano no acompanhamento de toda tramitação da PEC 300. Francisco Tenório esteve presente em cada sessão, reunião e ato público realizado pelas entidades representativas dos policiais.
A PEC ainda vai para votação em segundo turno provavelmente na próxima semana. Sendo aprovada será encaminhada para sanção do presidente Lula, que em deverá devolver a proposta criando o fundo e definindo os valores do piso, que deverá ficar em R$ 3.500,00. Em 180 dias após aprovação por parte do Congresso a lei entrará em vigor.