A Intendência Geral do Sistema Penitenciário de Alagoas (Igesp), através da Fábrica de Esperança, se mobilizou e entregará na manhã desta sexta-feira, 09, na sede do Corpo de Bombeiros de Alagoas o montante de oitocentos litros de produto de limpeza, quinhentos lençois e mil pães, que serão produzidos diariamente (durante 30 dias). Toda essa produção será destinada às vítimas das últimas enchentes que assolou e vitimou grande parte dos municípios do Estado de Alagoas.
A fábrica realmente é de esperança! Presos que se empenham em desenvolver um ofício enquanto cumprem pena no Sistema Penitenciário Alagoano têm um motivo a mais para desempenhar o seu trabalho, a solidariedade. Reeducandos de oficinas profissionalizantes desenvolvidas dentro do sistema penitenciário produzem material que servirá para os desabrigados e desalojados, as oficinas de corte e costura, padaria e de saneantes estão a todo vapor.
São pães, lençois e desinfetantes – este último doado devido a grande necessidade que estas vítimas têm de produtos de limpeza – produzidos com uma única finalidade, diminuir a dor de quem perdeu tudo, inclusive a esperança.
A fabricação de saneantes – produtos de limpeza, como detergente, desinfentante e sabão líquido – é feita a partir do com óleo de cozinha dos presídios, que é reaproveitado, esse produto, quando jogado fora entope as caixas de gordura e contaminam os lençóis freáticos. Assim, os reeducandos participam de uma ação que emprega o preso, barateia o custo da produção e ainda preserva o meio ambiente.
Já na padaria são produzidos mais de dez mil pães por dia, produção que abastece a contento todo o consumo interno. Com esforço conseguiremos acrescentar mais mil pães a esta produção, destinados à doação.
A oficina de corte e costura é responsável por confeccionar o uniforme de todos os detentos, além de suprir a necessidade de uma demanda externa. Tudo feito através de doação.
A entrega dos donativos acontece às 09 horas no bairro do Trapiche da Barra na sede do Corpo de Bombeiros de Alagoas.
SOLIDARIEDADE
Diante da atual realidade pela qual passam os alagoanos, decorrente da catástrofe natural, pode se presenciar atitudes que promovem alegrias e demonstram a bondade do povo alagoano e nesse caso, a ajuda vem de dentro das grades. Funcionários da Igesp e presos uniram forças e não mediram esforços para oferecer às vítimas um pouco mais de alegria, o resultado será visto na manhã desta sexta-feira.
A ajuda vem das mãos de quem algum dia cometeu algum delito e hoje busca a ressocialização para ser reinserido e aceito pela sociedade.
FÁBRICA DE ESPERANÇA
A Fábrica de Esperança tem como objetivo desenvolver o potencial dos presos como indivíduos e cidadãos, através da educação, da produção e da laborterapia. Para isso, mantém uma estrutura no Sistema Penitenciário de Alagoas onde reeducandos aprendem um, ou mais, ofício.
São diversas oficinas, em várias áreas: panificação, pintura, marcenaria, pré-moldados, corte e costura, artesanato, tornearia, serralharia, agricultura, produtos de limpeza, mecânica, floricultura, serigrafia, apicultura entre outras.
Com o aprendizado nas oficinas, os reeducandos são capacitados para o mercado de trabalho, uma expectativa para a vida após o cumprimento da pena.
Os projetos contam com diversas parcerias: Ibama, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Cooperativa de Produtores de Mel de Alagoas, Agência de Modernização da Gestão de Processos, Instituto Federal de Alagoas, Braskem, Sebrae, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil.