A Caixa Econômica Federal instalará unidades móveis nos municípios dos estados de Alagoas e Pernambuco afetados pela enchente para atendimento às vítimas. Cada unidade consiste de um contêiner equipado com estações financeiras (guichês de caixa), caixas eletrônicos e linha telefônica que permitem aos trabalhadores o acesso aos serviços bancários normalmente encontrados em agências. Os equipamentos possibilitam também o pagamento aos trabalhadores dos benefícios sociais e informações sobre os procedimentos necessários para o pagamento do FGTS, que, em Barreiros, começa nesta segunda, dia 12 de julho.
As unidades móveis serão instaladas em seis cidades do estado: Branquinha e Rio Largo receberão os postos de atendimento no dia 12 de julho; Atalaia, Joaquim Gomes e Quebrangulo no dia 13 de julho; e Murici no dia 19 de julho. Estão previstas ainda a instalação de uma agência lotérica móvel em Branquinho e a reabertura da Agência Rio Largo, ambas também para o dia 19 de julho.
Segundo o superintendente regional da Caixa em Alagoas, Gilberto Magalhães Occhi, os postos de atendimento estão preparados para atendimentos relacionados ao PIS, FGTS e INSS, além dos demais serviços. As agências da CAIXA que não foram atingidas pela enchente nos municípios de Palmeira dos Índios, Teotônio Vilela, Conceição da Paraíba, Pilar, Porto Calvo e Quilombo dos Palmares atenderão em horários diferenciados a partir do dia 12 de julho, das 8 às 16 horas.
FGTS – Para viabilizar o saque das contas vinculadas, o município que tenha sido atingido pelas enchentes e que teve o estado de calamidade pública ou situação de emergência decretada deve entregar em uma unidade da CAIXA, de acordo com o Decreto nº 5.113, de 22/06/04, a declaração de áreas atingidas por desastres naturais, contendo a descrição da área no seguinte padrão: número da residência, nome do logradouro, bairro ou distrito, cidade e UF, caso a área atingida seja restrita apenas a determinadas residências; nome do logradouro, bairro ou distrito, cidade e UF, caso apenas as residências existentes naquele logradouro tenham sido atingidas; nome, bairro, cidade e UF, caso todas as residências no bairro tenham sido atingidas; ou nome do distrito, cidade e UF, caso todas as residências naquela localidade tenham sido atingidas. O modelo de declaração de áreas atingidas por desastres naturais a ser prestada pelo município pode ser capturado no sítio da CAIXA na internet, no endereço www.caixa.gov.br, seção DOWNLOADS, no assunto FGTS, link PAGAMENTO CALAMIDADE.
O recebimento das solicitações de saque e a entrega dessa declaração foram feitos até o dia 07 de julho de 2010 pelos municípios que declararam estado de calamidade pública, mas aqueles com estado de emergência decretado têm até o dia 14 de julho de 2010 para informar à CAIXA. Caso a declaração de áreas atingidas por desastres naturais seja entregue após a data, o atendimento aos titulares de contas vinculadas terá início cinco dias úteis após a data da entrega, mantendo-se a data final para recepção da solicitação de saque. Os municípios do estado de Alagoas deram entrada na documentação e trabalham com a CAIXA para viabilizar a liberação dos saques o quanto antes. No estado de Pernambuco os trabalhadores do município de Barreiros poderão solicitar seu FGTS já na próxima segunda-feira, 12 de julho, segundo o cronograma abaixo. O município de Vitória de Santo Antão trabalha em parceria com o governo do estado no levantamento das áreas atingidas e deve entregar a documentação nos próximos dias.
O titular da conta deverá comparecer nos postos de atendimento e preencher um formulário próprio obtido no local. O beneficiário deve levar seu Cartão do Cidadão ou cartão de inscrição do PIS/Pasep, um documento de identificação pessoal (Carteira de Identidade, Carteira de Habilitação com foto etc.), original e cópia de um comprovante de residência e sua carteira de trabalho original. Caso o morador não possua comprovante de residência, poderá fornecer declaração específica, assinada por ele, em formulário próprio obtido no local de atendimento.