O gerente executivo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Alagoas, Edgar Barros, solicitou apoio do Governo do Estado e da Polícia Militar e Cívil de Alagoas. O auxílio é necessário para transportar, até os bancos, os valores referentes a antecipação do pagamento dos benefícios previdenciários para as vítimas das enchentes. Aproximadamente, 24 milhões de reais serão pagos, nesta quinta-feira, 15, para 50 mil beneficiários, nos 15 municípios alagoanos que estão em estado de calamidade pública.

Para garantir a chegada dos benefícios nas agências bancárias das cidades, foi solicitada escolta polícial para os carros fortes durante o transporte do dinheiro. Ficou acertado também que os políciais montarão um esquema de segurança para os segurados e bancos, com viaturas posicionadas nas imediações das agências bancárias, evitando roubos e tumultos.

O Ministério da Previdência Social, através do INSS, vai pagar a título de adiantamento, os beneficiários das cidades atingidas. O pagamento é o equivalente a uma parcela mensal do benefício. Esse valor será devolvido em 24 parcelas mensais, sem juros e correção monetária.

Irão receber o benefício, em sua respectiva agência bancária, os segurados que têm benefício pago de forma continuada, com exceção dos benefícios temporários, como o auxílio-doença. Para ter direito ao adiantamento do benefício, o aposentado ou pensionista precisará aderir ao acordo, no qual ele deve restituir o valor sacado a partir de outubro, em parcelas e sem taxas.

As cidades alagoanas em estado de calamidade pública, são: Atalaia, Branquinha, Cajueiro, Capela, Jacuípe, Joaquim Gomes, Murici, Paulo Jacinto, Quebrangulo, Rio Largo, Santana do Mundaú, São José da Lage, Satuba, União dos Palmares e Viçosa.

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