Visando promover a aproximação do Tribunal de Contas de Alagoas (TC-AL) com a sociedade alagoana, a corte de contas do Estado, promove na próxima semana o I Fórum de Gestão Pública Responsável: Desmistificando o Papel do Tribunal de Contas. O fórum será aberto no dia 20, às 9 horas, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, com a presença do presidente do TC, conselheiro Isnaldo Bulhões, demais conselheiros e tendo como convidado especial, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Ubiratan Aguiar.
Aguiar, por sinal, fará a principal palestra do evento na abertura enfocando o tema “Construindo o Tribunal de Contas do Futuro”. Um pouco antes haverá a assinatura de um contrato de cessão de computadores entre o TC-AL, prefeituras e câmaras municipais de Alagoas, sendo a entrega dos computadores prevista para às 16 horas, no encerramento do evento. Após o intervalo para o almoço, acontece a segunda palestra do fórum que terá o tema “Compras Públicas”, com Luiz Milton Veloso Costa, secretário-executivo da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos e Bruno César Almeida de Abreu, gerente de monitoramento de Mercado da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Fóruns regionais
Além da realização do fórum em Maceió, o projeto prevê ainda a realização de fóruns regionais sobre o assunto nos municípios de Maragogi (28 de julho); União dos Palmares (4 de agosto); Penedo (11 de agosto); Arapiraca (18 de agosto); Palmeira dos Índios (25 de agosto) e Santana do Ipanema (1º de setembro). A programação nos fóruns regionais será a mesma em todos os municípios, constando de palestras com conselheiros e convidados, sobre temas como papel do TC, transparência em gestão pública, modernização tecnológica.