As quarenta e cinco primeiras famílias desabrigadas do município de União dos Palmares começam a receber seus abrigos provisórios, com a instalação das barracas doadas pelo Rotary Club Internacional por intermédio da ONG inglesa Shelter Box numa área de 5 mil metros quadrados cedida pela prefeitura, preparada pelos técnicos da Secretaria de Infraestrutura e da prefeitura para receber as famílias desalojadas.
A primeira célula é composta por 45 barracas, onde contará com uma estrutura em módulos que terá cozinha comunitária, banheiros, chuveiros e lavanderia. Medindo 25 metros quadrados, as barracas são feitas com material resistente, impermeável e resistente às chamas.
Como informa John Cordell, líder do grupo que representa a ONG que está em Alagoas, as barracas foram desenvolvidas com tecnologia para resistir as condições extremas, como frio e calor, e tem capacidade para abrigar até dez pessoas. “Nossa missão pelo mundo é ajudar populações que sofreram com desastre provocado pela natureza”, afirmou John, enquanto montava as primeiras barracas com a ajuda de bombeiros de Alagoas.
Além das barracas, as famílias terão à sua disposição material escolar, mosqueteiros, colchonetes, purificador de ar, cordas, ferramentas e utensílios para o transporte e armazenamento de água. As barracas oferecem, ainda, segurança e privacidade.
De acordo com John Cordell, representante da ONG enviado ao estado de Alagoas, esse tipo de barraca oferece um sistema de ventilação próprio e já foi utilizada em 70 países dando abrigo a mais de um milhão de pessoas em situação de emergência e calamidade.
A Defesa Civil de Alagoas já iniciou o transporte das barracas que serão instaladas em um terreno indicado pela prefeitura para a montagem do acampamento provisórios das famílias desabrigadas em União dos Palmares. O governo de Alagoas já fez a aquisição de 5 mil barracas para as famílias vítimas das enchentes e recebeu a doação de mais 5 mil do governo federal e do Rotary Clube.