O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) em parceria com a Secretaria Executiva da Fazenda do Estado inicia no final deste mês de julho a entrega da Taxa de Bombeiros. Os boletos serão entregues pelos Correios e devem começar a chegar à casa dos contribuintes a partir do dia 30 de julho.
A distribuição é composta por três etapas: na primeira, receberão os contribuintes que pagaram a taxa pelo menos uma vez, na segunda os maiores contribuintes do Estado, e os demais receberão na terceira etapa.
Considerada o carro chefe para aquisição de equipamentos e viaturas para a Corporação, o Corpo de Bombeiros, através destes recursos, já adquiriu Unidades de Resgate, viaturas de Combate a Incêndio, entre diversos outros investimentos em tecnologia e informática, e muitos equipamentos operacionais.
Em 2009, a taxa de bombeiros conseguiu arrecadar cerca de um milhão e cento e vinte mil reais, diminuindo o percentual de inadimplência de 80% em 2007, quando o boleto ainda era vinculado ao carnê do IPTU, para 68%. Neste ano, foram comprados um caminhão de combate a incêndio, um AFT (equipamento de Tecnologia Avançada de Incêndio que combate o fogo com menos água e com menos tempo), equipamentos de proteção individual, equipamentos de proteção respiratória e materiais administrativos.
As metas para 2010 estão na aquisição de um Auto Tanque, caminhão de incêndio que tem a finalidade de armazenamento e abastecimento de água para as viaturas de combate. Além disso, serão adquiridos diversos equipamentos de altura, incêndio, salvamento terrestre e aquático, além de materiais de mergulho, administrativos e viaturas de pequeno porte. Neste ano o boleto começará a ser cobrado também no Município de Arapiraca, 2ª maior cidade de Alagoas, e a meta da Corporação é estender a cobrança, num prazo de dois anos, para todos os municípios onde exista Grupamento do Corpo de Bombeiros.
De acordo com o Coronel Bombeiro Militar Neitônio Freitas dos Santos, Comandante Geral da Corporação, com a participação do contribuinte através do pagamento da Taxa, o CB pode adquirir novas viaturas e equipamentos, resultando assim em uma melhor prestação de serviço: “Uma parceria entre governo e população que ajuda a salvar vidas”, citou.
A Taxa de Bombeiros (antes Taxa de Incêndio) é obrigatória, regulamentada pela Lei Estadual Nº. 6.442 e os contribuintes que não pagarem serão inscritos na dívida ativa do Estado que é toda ação exercida para o cumprimento de determinada obrigação. Qualquer informação pode ser obtida através do telefone: (82) 3315-2839.