O presidente nacional do PTdoB, Luiz Tibé, se encontra em Alagoas para defender a candidatura da vereadora Rosinha da Adefal (PTdoB) para deputada federal. O PTdoB foi o último partido a declarar apoio a candidatura do ex-governador Ronaldo Lessa (PDT), ao Governo do Estado.
Sem candidatos na majoritária, o partido apresenta nomes para as proporcionais. Entre eles, está o deputado estadual Antônio Albuquerque (PTdoB), que parte para estadual, e o de Rosinha da Adefal. Para compor com a Frente Popular chegou a ser negociada a saída de Rosinha da Adefal da disputa por uma das cadeiras da Câmara Federal.
Desta forma, a vereadora disputaria uma das cadeiras da Assembleia Legislativa. Mas, após consolidada a união, o candidato do PTdoB à Câmara Federal, José Eraldo renunciou da disputa, deixando a vaga em aberto. Esta vaga deve ser preenchida por Rosinha da Adefal oficialmente nesta segunda-feira, dia 19.
O nome de Rosinha da Adefal, entretanto, passou a incomodar outro postulante por uma das vagas da Câmara, o atual deputado federal Maurício Quintella (PR). O parlamentar afirma respeito por Rosinha da Adefal e diz que a questão não é pessoal, mas o PTdoB rompeu o que foi acordado na hora em que entrou na coligação.
O problema se dá porque nos cálculos das proporcionais, com a presença de Rosinha da Adefal, a eleição se torna mais difícil para o candidato do PR, bem como para alguns outros. A candidatura de Rosinha da Adefal – portanto – passou a ser um ponto polêmico. O presidente estadual do PTdoB, Marco Toledo, alega que há legalidade no registro de Rosinha da Adefal. Em entrevista, ele disse que a Quintella cabe somente o “direito de espernear”.
Toledo nega ainda que o partido tenha dado uma “rasteira”. Maurício Quintella chegou a alegar – em recente entrevista a imprensa – que José Eraldo chegou a ser usado como “laranja” para garantir a vaga de Rosinha da Adefal na disputa. Em Alagoas, Luiz Tibé declarou que “os últimos acontecimentos só reforçaram a candidatura de Rosinha da Adefal, pois demonstra que ela tem força e é temida”.
“A candidatura dela foi potencializada. A Rosinha da Adefal tem projeto e uma luta. Ela será candidata e vamos trabalhar para elegê-la. Eu venho a Maceió quantas vezes for preciso para que a nossa Rosinha seja candidata”, colocou. “O PTdoB não é laranja de ninguém e é um partido que quer fazer história e precisamos de nomes como o de Rosinha da Adefal”, salientou ainda.
Ao ser indagado sobre a polêmica envolvendo o companheiro de coligação, Luiz Tibé colocou: “temos que respeitar a democracia e a candidatura da Rosinha da Adefal é fruto de um processo democrático”, colocou. Rosinha da Adefal foi lançada candidata – oficialmente – em um auditório de um hotel de Maceió, com a presença de representantes de diversas entidades de portadores de necessidades especiais, entre elas a Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal).
Em discurso, Rosinha da Adefal evitou polêmicas e destacou a vontade de representar os deficientes físicos na Câmara Federal, sempre lembrando do ex-deputado federal, já falecido, Gerônimo Cerqueira.