A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta sobre a incidência de doenças respiratórias transmissíveis, como a gripe e resfriado, que aparecem com a chegada do inverno, entre os meses de junho e setembro. Nesta época mais fria do ano, cuidados simples podem evitar complicações na saúde.

Segundo o Ministério da Saúde, o maior vilão deste período é a gripe, cujos casos têm aumentado consideravelmente em todo o País, desde o início de junho. A doença é comum entre a população e os sintomas como febre, tosse e nariz entupido costumam ser combatidos, muitas vezes, sem orientação médica.

Os especialistas orientam que a automedicação é prejudicial, independentemente da gravidade da doença, pois a medicação indevida pode mascarar a doença e contribuir para o seu agravamento. Pessoas idosas, com diabetes, hipertensão, baixa imunidade ou que sofreram transplante, merecem atenção especial.

Crianças de 6 meses a menores de 5 anos também devem ter o mesmo cuidado. Estes são considerados os grupos de maior risco de terem complicações com a doença.

UNIDADES DE REFERÊNCIA
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que existem cinco unidades de referência para o atendimento de casos de doenças respiratórias agudas e casos suspeitos de dengue na capital alagoana. O serviço está disponível para a população desde abril de 2008, funcionando todos os dias, das 8h às 20h, incluindo sábados, domingos e feriados, nas unidades João Paulo II (Jacintinho), Ib Gatto Falcão (Tabuleiro), PAM Dique-Estrada (Vergel), PAM Bebedouro e Roland Simon (Vergel).

Veja Mais

Deixe um comentário