Uneal: 4 cursos de Mestrado e 2 de Doutorado

Durante a reunião de trabalho no Ministério de Educação (MEC), mais precisamente no em Brasília, a reitora da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Laudirege Fernandes Lima, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Uriel Medeiros, apresentaram a realidade dos cursos de pós-graduação da universidade.

A reunião contou com a presença da secretária de Educação Superior (Sesu), Maria Paula Dallari, e do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães, além do diretor de Bolsas da Capes, Emídio Cantídio.

Durante a apresentação, os representantes do MEC mostraram detalhes do Programa de Qualificação das Universidades Estaduais, que é fruto de uma luta da Associação dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais -Abruem- entidade à qual a Uneal está filiada.

Como parte dos trabalhos, ficou definido que a Capes vai ofertar consultoria técnica à Uneal, a fim de que sejam implantados, até o ano de 2013, três cursos de Mestrado e um curso de Doutorado.

Ainda como meta estipulada pela Secretaria de Educação Superior do MEC, a Uneal deverá implantar mais dois cursos de Doutorado e quatro cursos de Mestrado até o ano de 2016.

Como observação, os representantes do MEC afirmaram que a instituição que não cumprir a meta no prazo estipulado poderá perder o descredenciamento como universidade.

Na oportunidade, a reitora Laudirege Fernandes avaliou como altamente positiva a reunião com os representantes da Sesu e da Capes, em Brasília. “A implantação desses cursos representam um desafio para toda a comunidade acadêmica, mas, por outro lado, é uma oportunidade sem igual para consolidar a nossa universidade no cenário da Educação Superior em todo o País”, salientou a reitora.

Infraestrutura
Para tanto, a Reitoria também conseguiu verba no valor de R$ 1 milhão com a Capes e assegurou, com o empenho da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação uma contrapartida da Fapeal, com o objetivo de viabilizar a infraestrutura necessária à implantação dos cursos. A verba será destinada à construção do prédio para atender às demandas dos cusos de Mestrado e Doutorado.

Fonte: Ascom Uneal

Veja Mais

Deixe um comentário