Os estudantes que se candidataram às bolsas oferecidas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) podem conferir no site do Ministério da Educação os resultados da pré-seleção em terceira chamada. Os convocados têm de comparecer às instituições para as quais foram selecionados com a documentação necessária para garantir a vaga entre esta quinta-feira e a próxima segunda, dia 26.
O programa distribui bolsas parciais e integrais em instituições privadas a estudantes de baixa renda. Ainda serão feitas mais três chamadas. A próxima acontecerá no dia 29 de julho.
Foram oferecidas 60.488 bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior. Desse total, 39.113 eram integrais e 21.375 parciais, que custeiam 50% da mensalidade. As bolsas integrais são destinadas aos alunos com renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio (R$ 765). Já as parciais são para os candidatos cuja renda familiar mensal per capita não seja superior a três salários mínimos (R$ 1.530).
Para participar, é preciso ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em colégio particular como bolsista. Também é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009 e alcançado, no mínimo, 400 pontos na média das cinco provas.
Também podem se inscrever professores da rede pública de ensino básico interessados em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia, desde que estejam em exercício. Nesse caso, não é necessário cumprir o critério de renda.