A Secretaria Estadual de Saúde (SES) notificou 175 casos de leptospirose em Pernambuco que podem estar relacionados às chuvas que atingiram o Estado desde junho. Ao todo, 13 foram confirmados, 145 estão sendo investigados, 17 foram descartados e apenas um óbito foi constatado.
A morte aconteceu no município de Paulista no início do ano e não tem relação com as chuvas. Uma ação está sendo realizada nos municípios atingidos pelas chuvas para evitar a migração dos ratos, principais transmissores da leptospirose.
SINTOMAS – As pessoas com leptospirose costumam sentir febre, olhos avermelhados, dores de cabeça e nas articulações. Em casos mais graves, o paciente pode apresentar dificuldades respiratórias e cor amarelada.
De acordo com a gerente de Epidemiologia do Recife, Denise de Oliveira, a pessoa pode apresentar e permanecer com os sintomas da doença durante dez dias.
O ideal é que as pessoas, ao terem os sintomas, procurem uma unidade de saúde o mais rápido possível. O tratamento é realizado a base de ingestão de líquido, repouso, antibióticos e também posteriormente exames complementares.
DENGUE – A dengue está aumentando em Pernambuco. A SES notificou, desde o começo deste ano, 29.614 casos de dengue clássica – desses 4.820 foram confirmados. O número é 432,43% maior em relação ao mesmo período do ano passado, com 5.562 casos. Com relação à dengue hemorrágica, 223 casos foram notificados em 2010 e, desses, 31 foram confirmados.