Em entrevista às rádios de Coruripe, realizada nesta quarta-feira, 21, o prefeito do município, Marx Beltrão, deu destaque às obras de infraestrutura que estão sendo realizadas, como o revestimento asfáltico de todo o Centro da cidade e pavimentação em paralelepípedo do Conjunto Habitacional Rubem Wanderley, dentre outras. O prefeito ainda ressaltou a construção de casas populares, o sucesso do São João de Coruripe e a instalação de empresas, como o estaleiro Eisa Alagoas e o Resort Duas Barras.
Durante a entrevista, conduzida pelo radialista Agapito Santana, Marx disse que a primeira etapa do revestimento asfáltico, com 37.869m², será realizada nas ruas já saneadas do Centro da cidade. A obra iniciada está em processo de nivelamento do pavimento das ruas. A verba para a realização da obra está orçada em dois milhões, é proveniente do Governo Federal, com contrapartida do município.
Os 43.898m² de pavimentação em paralelepípedo do Conjunto Habitacional Rubem Wanderley, popularmente conhecido como Barro Preto II, serão realizados paralelamente à obra do saneamento básico (drenagem e esgoto sanitário) em execução.
De acordo com o chefe do Executivo, “ algumas pessoas aproveitam detalhes para fazer críticas infundadas, para denegrir a administração. É só para ter do que falar”.
Segundo o prefeito, as críticas citam falhas na execução das obras do revestimento asfáltico de todo o Centro da cidade e pavimentação em paralelepípedo do Conjunto Habitacional Rubem Wanderley. “Algumas pessoas estão dizendo que as obras estão sendo executadas de forma improvisada, já que apenas um primeiro ‘banho’ de asfalto, ou seja, o nivelamento do pavimento já existente foi feito em partes de ruas do Centro”, explicou.
“Esses cidadãos se aproveitam do inexistente para tecer comentários maldosos. As obras estão apenas no começo, ainda há muito a ser feito até a conclusão das mesmas e, ao final, os maldosos vão elogiá-las”, desabafou.
HabitaçãoBeltrão disse que, além das casas populares já entregues à população carente da cidade, outras estão sendo construídas com o objetivo de diminuir o déficit habitacional local.
Ao todo, 33 casas estão sendo edificadas no povoado Poxim, 28 em Barreiras e mais 215 no Conjunto Habitacional Prefeito Joaquim Beltrão, na primeira etapa do projeto foram entregues 112, somadas a outras 174 doadas no início junho passado.
Ainda de acordo com Marx, serão assinadas ordens de serviço para a construção de 20 casas populares no povoado Miaí de Cima, e 30 no distrito de Botafogo, aproximadamente. “Nossa meta é finalizar este 2º mandato com 1.500 unidades entregues”, comentou.
Ele citou também que está em negociação a compra de um terreno para a construção de 500 casas do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, do Governo Federal. “O valor final aproximado de cada umas dessas casas ficará em torno R$ 37mil, mas, com o subsídio do Governo Federal, o custo do financiamento para o contemplado ficará reduzido para R$ 7mil.
Dentre os assuntos comentados, Marx Beltrão aproveitou a entrevista para destacar o sucesso dos festejos juninos de Coruripe, que ano a ano vem se evidenciado como o melhor festejo popular de Alagoas e um dos melhores do Nordeste.
“A cada ano nos aperfeiçoamos, pois o anterior serve como aprendizado. Na edição 2010 conseguimos corrigir pequenas falhas percebidas durante as outras edições, principalmente no que se refere à segurança e trânsito, e nossa economia foi bastante movimentada por conta do grande número de pessoas que nos visitou no período da festa”, comemorou Marx.
O prefeito garantiu que a edição 2011 do ‘São João Praia e Forró, Aqui é Melhor!’ será ainda mais aprimorada, e que já está se movimentando na tentativa de contratar novas bandas. “As atrações ficam sob segredo, já que, por enquanto, é apenas pretensão, não promessa”.
Beltrão deu destaque à expectativa que vive a população com referência à chegada de grandes empresas, como o estaleiro Eisa e o Resort Duas Barras, o primeiro 6 estrelas do Brasil.
“Por conta da chegada desses investimentos, muitos coruripenses que migraram para as regiões Sul e Sudeste do país estão começando a projetar o retorno à terra natal, o que reflete o desenvolvimento de Coruripe. Tal fato me orgulha e me deixa o sentimento de dever cumprido, ao final do meu mandato, poderei entregar a chave da cidade ao meu sucessor, sabendo que aqui terá emprego para nossos filhos e netos, e que eles não precisarão ficar longe dos seus lares e de suas famílias”, concluiu.
No decorrer da entrevista Marx Beltrão respondeu as perguntas feitas pelos ouvintes.