Pescador desaparece no mar

Está desaparecido, desde a manhã da última quarta-feira, o pescador Lins Alves Teixeira, 38, que caiu de uma embarcação enquanto pescava em alto mar, a aproximadamente 60 quilômetros de Fortaleza. Um navio da Marinha e um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) estão realizando o trabalho de busca, que conta com a ajuda de toda a comunidade pesqueira. Por conta da grande distância entre o local do acidente e a costa, a Marinha considera improvável que ele ainda esteja vivo.

Às 8h30 da manhã de quarta-feira, Lins Alves estava na popa da embarcação "Deus é Fiel", preparando um peixe que serviria de almoço para ele e mais quatro companheiros. Destes, três estavam na parte interna do barco, tomando café, enquanto o mestre da embarcação, Wilson de Sousa, encontrava-se na proa, do lado oposto em que estava Lins.

Da parte interna, o trio ouviu o som de alguém que caía no mar. Era Lins Alves. Quando foi avistado pelos companheiros, o pescador já se encontrava, segundo conta Sousa, a alguns metros de profundidade. De acordo com o mestre, o corpo de Lins estava todo rígido e ele não conseguia movimentar-se para emergir. A conclusão dos pescadores é de que ele tenha sofrido um acidente vascular cerebral (AVC), que teria resultado em sua queda e desaparecimento.

Sousa relata o impulso que os três pescadores tiveram de atirar-se na água e resgatar o colega. Conta, porém, que impediu o trio, ciente de que seria impossível resgatar Lins e voltar par ao barco. Os quatro partiram imediatamente de volta à terra e avisaram a Capitania dos Portos do Ceará.

Segundo o comandante Euller Carvalho Braga, um navio da Marinha e um avião da Força Aérea Brasileira estão à procura do corpo do pescador. Ele informou que as buscas devem prosseguir por mais um ou dois dias, já que não há expectativa de encontrá-lo com vida.

De acordo com Wilson Sousa, todos os pescadores tinham coletes disponíveis no momento do acidente. Ele afirma que Lins não utilizava o equipamento quando caiu porque estava transitando entre as partes interna e externa da embarcação – na qual os pescadores evitam utilizar o colete para não deixar o espaço molhado.

Também informou que nenhum dos companheiros de Lins tinha conhecimento da provável debilidade da saúde do colega. Contudo, disse que um amigo, que navegara com Lins, contou-lhe que o pescador já havia, certa vez, sentido-se mal em alto mar, tendo um princípio de enfarto.

Lins Alves Teixeira tem mulher e dois filhos. Constatado o óbito, eles receberão pensão.

diariodonordeste.com.br

Veja Mais

Deixe um comentário