Mutirão recolhe 18 mil pneus inservíveis

Ascom MPCarregamento de pneus para a Fábrica Cimpor Brasil

Carregamento de pneus para a Fábrica Cimpor Brasil

A primeira etapa do mutirão de coleta de pneus insersíveis conseguiu coletar 80 toneladas de pneus insersíveis em Maceió, o que significa cerca de 18 mil pneus de carros de passeio. Essa coleta é resultado de uma parceria entre Ministério Público Estadual, Instituto do Meio Ambiente (IMA), Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) e a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum). A coleta teve início no dia 22 de junho e foi concluído em 8 de julho.

Desde o mês de maio que o MPE vinha se reunindo com vários órgãos e empresários que trabalham com o produto para discutir uma solução para o descarte correto de pneus usados.

Durante as reuniões, a promotora de Justiça Dalva Tenório alertava sobre a importância do cumprimento da Legislação Ambiental por parte dos fornecedeores e fabricantes de pneus. “Os fabricantes e fornecedores de pneus precisam entender que é de responsabilidade deles dar a destinação final desses resíduos”, alertou.

Para Dalva Tenório, o descarte incorreto desses pneus só serve para proliferar o mosquito da dengue. “Isso é uma questão de saúde pública”, alertou a integrante do MPE. “Além de estarmos preservando o meio ambiente”, concluiu.

Após destinação adequada, os resíduos foram transportados até o município de São Miguel dos Campos, onde está localizado a Fábrica Cimpor Brasil.

A segunda etapa do mutirão acontece na próxima semana e está sendo articulado pelo Núcleo do Meio Ambiente do Ministério Público. O trabalho será feito pela Superintendência Municipal de Obras e Urbanização (Somurb) com o auxílio da Superintendência de Controle e Convívio Urbano (SMCCU). A segunda etapa terá como meta recolher os pneus insersíveis das borracharias da grande maceió.

Fonte: Ascom MP

Veja Mais

Deixe um comentário