Risco de desabamento isola salas de escola estadual

Fernando Vinícius – aquiacontece.com.br

Cinco salas da Escola Estadual Clementino do Monte, localizada em Penedo, estão isoladas por conta do risco de desabamento. A madeira que sustenta o telhado do setor que reúne as classes está comprometida pela ação do cupim, problema que se arrasta ao longo do tempo, com pedido de providência encaminhado em julho do ano passado ao secretário estadual de Educação e Esporte, Rogério Teófilo.

No ofício assinado pela diretora Railde Santos Gonçalves, datado de 27 de julho de 2009, a direção da unidade de ensino relaciona nove itens de serviços necessários para recuperar a estrutura da Escola Clementino do Monte. Para reforçar a solicitação, gestores e conselheiros da unidade de ensino aproveitaram a presença de Rogério Teófilo em Penedo, durante o lançamento do Programa Geração Saber, realizado em 24 de agosto.

Promessa não cumprida

“Nós tivemos esse encontro com ele que prometeu que iria providenciar os serviços o mais rápido possível”, afirmou a diretora Railde Santos. De fato, três empresas particulares diferentes estiveram na escola para realizar o levantamento da situação, conforme cópia de ofícios mostrados para a reportagem do Aqui Acontece. Desde então, nada foi realizado, exceto o aumento do estrago nas salas de aula para alunos do 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental.

A direção decidiu solicitar uma vistoria ao 6º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), inspeção realizada em julho que constatou o agravamento da situação. O relatório do 6º GBM foi encaminhado à Coordenação de Ensino e à Secretaria de Educação e Esporte (SEE), documento que gerou uma nova visita à escola, realizada na quarta-feira, 28, desta vez por funcionário do setor de obras da SEE.

Aulas no corredor

Fernando Vinícius – aquiacontece.com.br

Por causa da interdição das salas, alunos assistem aulas no corredor da escola estadual
O enviado constatou o que já era de conhecimento geral e propôs a interdição da ala, medida de prevenção acatada na quinta-feira, 29. Para não interromper as aulas das turmas, a direção da unidade de ensino transferiu os estudantes para o corredor de outra ala, novo local de aprendizado diário. Segundo a diretora Railde Santos, a mais recente previsão do conserto passada pela SEE tem início previsto para a próxima semana.

Caso ocorra, a Escola Estadual Clementino do Monte irá suspender as atividades até a conclusão dos reparos, o que implica em refazer o calendário escolar para professores, funcionários e os 480 alunos matriculados na unidade este ano. Tudo isso não estaria acontecendo se o secretário tivesse cumprido com a palavra que empenhou diante da direção e conselheiros da escola há praticamente um ano.

por Fernando Vinícius

Veja Mais

Deixe um comentário