Depois de quase dois anos fechado para reforma o Fórum da Capital, no Barro Duro, foi reinaugurado em sessão solene no dia 26 de julho, mas somente nesta quinta-feira, 5 de agosto, o prédio foi finalmente reaberto ao público, que formou longas filas em quase todos as varas que funcionam no local.
De acordo com a diretora do Fórum, Rita Lemos, o horário de atendimento permanece sem alterações: das 13h às 19h de segunda a quinta-feira e das 7h às 13h na sexta-feira. “Voltamos a funcionar normalmente e o fluxo é intenso, mas agora o Fórum oferece mais conforto para a sociedade e para os próprios servidores”, afirmou.
Em agosto do ano passado, funcionários do Fórum vivenciaram momentos de pânico diante de vários tremores e estrondos ocorridos no prédio, que revelaram problemas decorrentes da construção original.
Desde então, o Fórum foi fechado para uma ampla reforma sob a supervisão Fundo para Modernização do Judiciário (Funjuris), e as Varas da Capital funcionaram no edifício Blue Tower, quase em frente ao Fórum.
Além da reforma na estrutura do prédio, todos os móveis e equipamentos foram substituídos e o sistema de segurança e prevenção à incêndio reforçados. Foram investidos cerca de R$ 4 milhões na reforma.