O Ministério Público da União (MPU) encerra neste domingo (8) as inscrições para 594 vagas e formação de cadastro de reserva. Os cargos são de nível médio (técnico) e nível superior (analista) – 5% das vagas são reservadas a portadores de deficiência. Os salários são de R$ 3.993,09 para técnico e de R$ 6.551,52 para analista. As vagas são para todo o país. São 408 vagas para técnico e 186 para analista (veja aqui o edital).
Cargos
As vagas de analista são para as áreas administrativa, antropologia, arqueologia, arquitetura, arquivologia, biblioteconomia, biologia, comunicação social, contabilidade, controle interno (graduação em qualquer área), economia, engenharias agronômica, ambiental, civil, segurança do trabalho, elétrica, florestal, mecânica, química e sanitária, além de estatística, geografia, geologia, informática (banco de dados, desenvolvimento de sistemas, perito e suporte técnico), medicina, medicina do trabalho, orçamento, saúde (cardiologia, clínica médica, dermatologia, endocrinologia, enfermagem, fisiatra, ginecologia, nutrição, odontologia, pediatria, psicologia, psiquiatria e serviço social), analista atuarial e analista processual.
As vagas de técnico são para as áreas de administrativa, apoio especializado (controle interno, edificação, orçamento, segurança e transporte), além de informática e saúde (consultório dentário e enfermagem). No caso das áreas de segurança e transporte o candidato deve ter carteira nacional de habilitação nas categorias D ou E.
Locais
A convocação dos candidatos aprovados será para as unidades administrativas dos quatro ramos que compõem o Ministério Público da União (Ministério Público Federal, Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Ministério Público Militar e Ministério Público do Trabalho), bem como no Conselho Nacional do Ministério Público. O candidato não escolhe nem indica qual o ramo de sua preferência dentro do MPU. Ele será nomeado em qualquer um dos Ministérios Públicos que compõem o MPU ou no Conselho Nacional do Ministério Público.
No ato da inscrição, o candidato deverá indicar 3 localidades de preferência dentro da
Unidade de Federação (UF) para a qual concorre, exceto para o Distrito Federal, para sua lotação – veja aqui os locais das vagas.
Provas
A seleção terá provas objetivas para todos os cargos; prova discursiva, exceto para os cargos de técnico de apoio especializado/segurança e de técnico de apoio especializado/transporte; teste de aptidão física, somente para os cargos de técnico de apoio especializado/segurança e de técnico de apoio especializado/transporte; prova prática de direção veicular para os cargos de técnico de apoio especializado/segurança e de técnico de apoio especializado/transporte.
As provas objetivas, as provas discursivas, o teste de aptidão física e a prova prática de direção veicular, bem como a perícia médica dos candidatos que se declararam portadores de deficiência, serão realizadas nas 26 capitais estaduais e no Distrito Federal.
As provas objetivas e a prova discursiva para os cargos de analista terão a duração de 5 horas e serão aplicadas na data provável de 11 de setembro, no turno da tarde. As provas objetivas e a prova discursiva para os cargos de técnico (exceto para os cargos de técnico de apoio especializado/segurança e de técnico de apoio especializado/transporte) terão a duração de 5 horas e serão aplicadas na data provável de 12 de setembro, no turno da tarde.
As provas objetivas para os cargos de técnico de apoio especializado/segurança e de técnico de apoio especializado/transporte terão a duração de 4 horas e serão aplicadas na data provável de 12 de setembro, no turno da tarde.
Os locais e os horários de realização das provas objetivas e da prova discursiva serão publicados no Diário Oficial da União e divulgados na Internet, no endereço eletrônico
http://www.cespe.unb.br/concursos/mpu2010, na data provável de 3 de setembro.