A segunda etapa da Campanha de vacinação contra a Poliomielite teve início nesta segunda-feira, 9, no município de Maceió. Até o dia 20 de agosto pais e responsáveis de crianças de zero a cinco anos devem procurar os postos de vacinação mais próximos a sua casa. A Secretaria Municipal de Saúde pretende imunizar 95% do público alvo da campanha.
O "Dia D" da campanha, coordenada pelo Ministério da Saúde, será sábado 14 de agosto. O Programa Nacional de Imunização de Maceió vai disponibilizar a vacina nas unidades de saúde e pontos estratégicos de campanha como supermercados, associações e shoppings, a exemplo do Maceió Shopping que
terá uma equipe de vacinadores das 10 às 22h já na próxima sexta-feira (13).
Para sensibilizar os pais e responsáveis haverá uma carreata na sexta-feira, a partir das 15h. Zé Gotinha e os seus amigos percorrerão as ruas da cidade a com saída da Unidade de Saúde Hamílton Falcão, no Benedito Bentes II em direção a Secretaria Estadual de Saúde.
Poliomielite
A poliomielite, ou “paralisia infantil”, é uma infecção viral aguda, causada por um poliovírus. Sua porta de entrada é a boca, percorrendo o corpo através do sistema sanguíneo. Atualmente, a poliomielite é uma doença erradicada no Brasil. O último caso registrado ocorreu em Souza, na Paraíba, em 1989.
A vacina, desenvolvida pelo renomado pesquisador medicinal polonês-americano Albert Bruce Sabin, não possui contraindicações absolutas, devendo ser evitada apenas nos casos de hipersensibilidade a alguns dos seus componentes, em crianças imunologicamente deficientes ou quando a mesma apresenta febre acima de 38º, vômitos ou diarreia.
O Brasil, assim como toda a América Latina, já recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) o certificado de que não há circulação do vírus da poliomielite no território nacional. Essa vitória sobre o vírus ocorreu, sobretudo, pelas campanhas e dias de vacinação, realizados desde a década de 80.