Marx Beltrão comemora municipalização da água

Ascom CoruripeAutarquia municipal assume fornecimento de água no Pontal e no Centro de Coruripe

Autarquia municipal assume fornecimento de água no Pontal e no Centro de Coruripe

A partir desta terça-feira (10), o serviço prestado pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) será municipalizado. O abastecimento de água do Centro da cidade e do povoado Pontal do Coruripe ficará sob a responsabilidade de uma autarquia municipal, o Departamento de Abastecimento de Água e Esgoto Sanitário de Coruripe (Daesc), após ganhar disputa judicial contra o órgão estadual.

De acordo com Marx Beltrão, após receber inúmeras reclamações, por parte da população do Centro da cidade e do povoado Pontal do Coruripe, sobre os serviços oferecidos pela Casal, a Prefeitura impetrou, na Justiça Comum, o pedido de imissão de posse contra o Governo do Estado, após recusa da Casal, ao vencimento de sua concessão, em 2007, de deixar os serviços prestados na cidade sob responsabilidade da Administração Municipal.

Com decisão liminar favorável pelo juiz da comarca de Coruripe, Sóstenes Alex, o presidente da Casal, Jessé Motta, solicitou, em maio deste ano, reunião com o prefeito Marx Beltrão, da qual participaram os responsáveis pelas partes. Segundo a procuradora geral do município, Carla Beltrão, um acordo foi acertado, “mas foi descumprido pela Casal, que entrou com pedido de anulação da decisão do juiz de 1ª Instância, junto ao Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), mas o recurso foi negado, já que a desembargadora-relatora, Elizabete Carvalho, manteve a decisão do juiz Sóstenes Alex”, esclareceu.

Segundo Marx, a partir desta terça-feira, 10, quando começa a vigorar a imissão de posse, por parte da Prefeitura, sobre os bens móveis, imóveis e cadastros da Casal em Coruripe, a primeira mudança sentida pelo consumidor será o valor da taxa cobrada pelo serviço. “Enquanto a Casal cobrava uma taxa de R$ 19,00 por 8.000m³ de água utilizada por residência, nós cobraremos R$ 12,00 por 10.000m³”, destacou o prefeito, que acrescentou, por conta do descaso da Casal, o município sofre constantes prejuízos no que diz respeito à pavimentação da cidade. “A tubulação está sempre se rompendo e causa vários danos à pavimentação, que cede e tem que ser refeita”, disse.

O diretor do Daesc, Paulo Jorge, informou que os prestadores de serviço da Casal no município, terão a possibilidade de serem contratados, “Marx nos garantiu que eles farão parte da nossa equipe”.

Fonte: Ascom/Coruripe

Veja Mais

Deixe um comentário