Representantes do Programa da Reconstrução do governo do Estado se reuniram nesta quarta feira (11), com o coordenador geral de equipamentos públicos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Antônio Leopoldo. Em pauta, a implantação das cozinhas emergenciais nos acampamentos provisórios das cidades atingidas pelas enchentes.
O coordenador do Programa de Reconstrução de Alagoas, secretário Luiz Otavio Gomes, explicou ao representante do MDS a necessidade de acelerar a implantação das cozinhas nos abrigos. “No que depende do Estado fica garantido que as obras das cozinhas começarão na segunda-feira (16), precisamos garantir de que até o final de agosto todas as famílias já devem está em abrigos individuais”, disse.
Foram disponibilizados para a implantação das 31 cozinhas em Alagoas R$ 7,5 milhões. Elas funcionarão como unidades de alimentação e nutrição para a população. Por questões de convivência serão implantadas nos abrigos cozinhas emergenciais que servirão diariamente as três refeições e cozinhas auxiliares que vão atender às demandas extras da comunidade, como por exemplo, a preparação de um chá ou mamadeira.
Segundo o representante do MDS, os recursos já estão disponibilizados para a infraestrutura e abastecimento de alimentos por um período e que precisa apenas fechar os planos de trabalho dos municípios.
“Entendemos que o Estado acatou as propostas do MDS e já vai organizar os recursos para atender às famílias. Estou saindo desta reunião na expectativa de que antes do final de agosto o serviço já esteja instalado na sua totalidade”, disse Leopoldo.
Com a instalação definida, a secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Solange Jurema, destacou o papel da assistência social nestas cozinhas. “Agora vamos entrar na organização deste serviço, na contratação dos profissionais e no treinamento. Esses auxiliares e cozinheiros que serão contratados para trabalhar nas cozinhas serão prioritariamente as pessoas dos municípios atingidos”, explicou.
Há 20 dias, o mesmo representante do MDS visitou Alagoas realizando um estudo técnico e analisando a infraestrutura necessária para a instalação destes equipamentos públicos