Para alertar os pais sobre a necessidade da vacinação contra a paralisia infantil (poliomielite), o tradicional personagem Zé Gotinha comandou – na tarde desta sexta-feira, 13, uma carreta pelas ruas de Maceió.
A carreata saiu por volta das 16h da unidade de saúde Hamilton Falcão, no Benedito Bentes, e percorreu os bairros de Serraria, Jacintinho, Mangabeiras até a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), no Jaraguá.
De acordo com informações da coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), Denise Castro, o objetivo da campanha é imunizar 95% das crianças alagoanas de 0 a 5 anos.
"A campanha em Alagoas teve início no dia 09 nas áreas de difícil acesso e nas cidades atingidas pelas enchentes. Neste sábado, 14, será o Dia D contra a Poliomielte e pretendemos com a carreta chamar a atenção da população sobre o problema", afirmou Castro.
Nesta tarde, a pequena Marina Lima, de 4 anos, realizou o sonho de conhecer o símbolo da campanha, o Zé Gotinha. "Marina dizia que queria conhecê-lo já que via a foto da mãe, quando criança, com o Zé Gotinha. Ela também nunca o encontrou nos postos de saúde. Quando o viu pela primeira vez ficou muito feliz”, disse a avó da menina, Marlene de Souza Lima.
A vacina é oral e protege contra os tipos de poliovírus I, II e III. A vacina é contra-indicada para aqueles que estão fazendo uso de corticosteróide, antibióticos, radiação ou qualquer terapia imunossupressora, infecções agudas, febre acima de 38ºC, crianças com deficiência imunológica congênita ou crianças que tiveram reação com a dose anterior.
Foram disponibilizadas 497.300 mil doses para os municípios, garantindo assim a vacinação de todas as crianças dentro da faixa de vacinação.
Programação
Durante o Dia D da campanha realizado neste sábado, 14, a cidade de Quebrangulo recebe a partir das 9h, as mobilizações em torno da vacina.
O município de União dos Palmares recebe a visita do Zé Gotinha no dia 16. No dia 17, o personagem estará Hospital Geral do Estado (HGE). Palmeira dos índios, a campanha será no dia 18 e em Santana do Ipanema, nos dias 19 e 20.