As denúncias de compra de votos que a Justiça Eleitoral do Piauí não consegue enxergar chegaram à tribuna da Assembléia legislativa do Piauí.
O deputado Paulo Martins (PT) cobrou do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) rigor no combate à corrupção eleitoral no estado. Segundo Martins, existe até uma tabela de preços seguida por candidatos . "Essa tabela teria valores definidos de acordo com a realidade populacional dos municípios a serem negociados."
De acordo com essa tabela, o apoio de um vereador de uma cidade com até 5 mil habitantes custaria cerca de R$ 3 mil, enquanto o vereador de uma cidade com 20 mil moradores estaria recebendo em torno de R$ 10 mil.
O parlamentar petista destacou que o TRE vem desempenhando um bom trabalho para evitar abuso de poder econômico de candidatos, mas é preciso intensificar o trabalho do tribunal, uma vez que há políticos que ainda conseguem burlar a fiscalização da Justiça Eleitoral.
“O TRE tem se empenhado em combater a corrupção eleitoral e vem agindo corretamente, mas é preciso intensificar, envolvendo toda a sociedade e para isso há a necessidade de que a população tenha mais clareza e mais informações sobre as regras eleitorais”, denuncia.
meio norte