Alagoas finaliza a interiorização dos telecentros da Segurança

AscomInauguração do telecentro fecha ciclo de interiorização

Inauguração do telecentro fecha ciclo de interiorização

O agente de segurança pública de Alagoas agora dispõe de uma rede de capacitação integrada nos quatro cantos do estado. O governo de Alagoas instalou sete telecentos destinados à capacitação de policiais e afins, por meio de cursos à distância.

A Secretaria de Estado da Defesa Social é a pasta responsável pelo processo de interiorização dos telecentros, preconizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Eles são equipados com computadores, equipamentos multimídia, televisão à cabo e sala web, em média com capacidade para 20 usuários.

É nos telecentros que policiais civis e militares, bombeiros, peritos criminais, agentes penitenciários e guardas municipais participam de cursos on line e à distância.

Atualmente, o Estado dispõe de telecentros, nos municípios de Arapiraca, Santana do Ipanema, Penedo, Palmeira dos Índios, dois em Maceió e em Maraogi – mais recentemente instalado.

Para a construção do Telecentro de Maragogi, por exemplo, foram investidos cerca de R$ 100 mil em equipamentos eletrônicos e de informática, adquiridos em parceria com o Ministério da Justiça.

O telecentro funciona com conferências, palestras e debates sobre segurança pública a todos os alunos do ensino à distância (EAD). A unidade dispõe de uma web sala, onde os servidores que não possuem computador e podem ainda agendar suas aulas e contar ainda com a presença de tutores, que auxiliam os alunos no espaço virtual.

Ainda em Maragogi, a primeira turma de informática básica, com 20 alunos divididos entre a comunidade, policia militar e bombeiros foi iniciada esta semana. Segundo o diretor de Políticas Públicas da Defesa Social, Romildo Albuquerque, a valorização profissional dos agentes de segurança pública é determinante para as ações policiais bem sucedidas.

“Quando a força policial conta com profissionais qualificados, a ação é planejada e o resultado é satisfatório. Precisamos mudar a visão da população de que o agente de segurança pública é alguém que não tem instrução. Hoje, a realidade é bem diferente, quase todos os policiais possuem nível superior, alguns até mestrado. Isso reflete diretamente no trato diário com a sociedade”, afirmou.

A gerente de Ensino da Defesa Social, Suely Cavalcante, acrescenta que o projeto de interiorização dos telecentros foi concluído devido ao compromisso da gestão da Defesa Social que apoiou o projeto e pela parceria firmada com o município. Ela explica que os profissionais da segurança pública são beneficiados com os ambientes virtuais. Contudo, o maior benefício é sentido pela comunidade.

“A qualidade do serviço público passa fundamentalmente pela valorização dos processos de formação oportunizados a estes servidores. Os operadores de segurança pública ganham mais um importante espaço de ensino e aprendizagem, ancorado nas novas tecnologias de educação”, enfatizou.

O telecentro, lembra a gerente, oferece por meio da Rede EAD (Ensino à distância), aos policiais, mais de 50 cursos que analisam e refletem a segurança do Brasil. “Além disso, os cursos estão voltados para a discussão do atendimento ofertado à sociedade”, finaliza.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário