PRE realiza evento para conscientizar eleitor jovem

Alagoas24horasAlunos da rede pública de ensino são alvos de campanha de conscientização

Alunos da rede pública de ensino são alvos de campanha de conscientização

Com foco nos estudantes da rede estadual de ensino, o procurador Regional Eleitoral, Rodrigo Tenório, comandou uma audiência pública no Centro Estudos de Pesquisas Aplicadas (Cepa), na manhã desta segunda-feira, dia 16.

De acordo com Tenório, a audiência é a culminância de um projeto que envolveu sete escolas do Cepa e que visa conscientizar os estudantes da rede estadual sobre a importância do “voto limpo”, como coloca o procurador.

Durante o período letivo que antecedeu a audiência, o MPF trabalhou – por meio de uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação – uma cartilha com os estudantes. Noções sobre democracia, os males da corrupção e da compra de voto foram inseridas na grade disciplinar, especialmente em aulas de filosofia e sociologia.

Rodrigo Tenório destacou que é importante que o jovem entenda que a corrupção eleitoral está diretamente associada aos péssimos indicadores sociais. “O município considerado o mais corrupto, como foi o caso de Traipu, detém os piores indicadores sociais também. É importante que se entenda isto”, destacou o procurador.

“Quando se pensa em corrupção, não se deve pensar no dinheiro, nem nas mansões de luxo, mas na miséria que gera, nas crianças que vivem dos lixões”, exemplificou Rodrigo Tenório. O procurador ministrou ainda uma palestra para cerca de 300 estudantes da rede estadual.

A audiência – ainda conforme Tenório – serviu como um momento de alerta em relação às punições para quem participa “direta ou indiretamente da compra de votos”. “Os alunos conhecem ainda os instrumentos para denunciar irregularidades. Não estão sozinhos, há aliados nesta luta”, colocou.

O projeto desenvolvido em Alagoas toma por base o “Turminha”, já implantado em quatro escolas do Distrito Federal. A responsável pela 15ª Coordenadoria Regional de Educação, Márcia Vieira Dantas, destacou que o evento é um momento para a construção das relações sociais, repensando práticas. Ela destacou ainda o papel multiplicador dos estudantes.

Márcia Dantas frisou que a campanha educativa distribuiu cadernos de atividades englobados em um projeto nacional do Ministério Público Federal. Ao todo, 300 estudantes e professores das escolas do Cepa estiveram envolvidos.

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário