Eles já estão acostumados com os holofotes. Sabem falar em público, lidar com a imprensa e conquistar o carinho dos fãs. Aproveitando a fama (às vezes repentina), artistas das mais diversas áreas resolveram apostar na carreira política, e disputam cargos na Câmara dos Deputados e até no Senado nestas eleições.
Entre os candidatos a deputado federal, por exemplo, estão a funkeira Tati Quebra-Barraco (PTC-RJ) e o humorista Tiririca (PR-SP). Já na lista dos que disputam o cargo para deputado estadual, estão a cantora Simony (PP-SP), o cantor Reginaldo Rossi (PDT-PE) e até mesmo a Mulher Melão (PHS-RJ). Em São Paulo, o cantor Netinho de Paula tenta uma vaga no Senado (PCdoB).
Com o slogan "Vote Tiririca, pior que tá não fica", o humorista que fez sucesso na década de 1990 com a música "Florentina" agora pretende ajudar as pessoas que deixam o Nordeste em busca de oportunidades na capital paulista. Segundo o artista, que tem contrato de quatro anos com a TV Record, na hora do corpo a corpo nas ruas muita gente nem acredita que é o verdadeiro Tiririca que está pedindo votos.
– Vou às ruas caracterizado, com cerca de 50 pessoas da minha campanha também vestidos como Tiririca. Já temos o jingle no ritmo da "Florentina" e todo mundo pergunta por ela. Me puxam para lá, me puxam para cá. Se eleito vou chegar com a moral boa "lá dentro" – conta o humorista.
Questionado sobre o slogan "polêmico", Tiririca ressalta:
– Vou ter o voto das pessoas que gostam do meu trabalho e o voto de protesto também. As pessoas estão cansadas, de saco cheio da política.
Também humorista, Batoré (PP) foi eleito vereador da cidade de Mauá em 2006 e agora tenta uma vaga de deputado federal em São Paulo. O tom é bem-humorado até mesmo no Twitter.
"Mesmo com essa cara e esse jeito eu sou um cara com princípios familiares…um exemplo: Minha mãe sempre me ensinou a ter fé. Uma vez derramei suco no tapete e ela disse: ‘É melhor você rezar pra essa mancha sair’", postou o candidato no início de julho.
Já Simony diz que não pretende fazer ligação do sucesso como cantora com a vida política.
– Não quero que votem em mim por causa da cantora Simony, mas que me deem um voto de credibilidade. Usar o lado artístico para ganhar votos é um golpe muito baixo – diz a artista, que pretende lutar pelos direitos das mulheres e das crianças.
Já "veteranos" na política, o apresentador Wagner Montes (PDT-RJ), o ator Stephan Nercessian (PPS-RJ) e os cantores Agnaldo Timóteo (PR) e Frank Aguiar (PTB-SP) voltam às ruas para apresentar suas novas propostas de governo.
CONFIRA A LISTA DE CANDIDATOS DO MEIO ARTÍSTICO EM 2010:
Rio de Janeiro:
WAGNER MONTES – candidato à reeleição ao cargo de deputado estadual pelo PDT
MULHER MELÃO – candidata a deputada estadual pelo PHS.
MYRIAN RIOS – candidata a deputada estadual pelo PDT.
TATI QUEBRA-BARRAC0 – candidata a deputada federal pelo PTC.
STEPHAN NERCESSIAN – candidato a deputado federal pelo PPS.
São Paulo:
NETINHO DE PAULA – Candidato a senador pelo PCdoB.
FRANK AGUIAR – tenta pela segunda vez uma vaga como deputado federal pelo PTB.
BATORÉ – candidato a deputado federal pelo PP.
JUCA CHAVES – candidato a deputado federal pelo PR.
TIRIRICA – candidato a deputado federal pelo PR.
RONALDO ÉSPER – candidato a deputado federal pelo PTC. .
AGNALDO TIMÓTEO – candidato a deputado federal pelo PR.
MULHER PÊRA – candidata a deputada federal pelo PTN.
SIMONY – candidata a deputada estadual pelo PP.
LECI BRANDÃO – candidata a deputada estadual pelo PCdoB.
KLB – Franco Finato Scornavacca, Kiko, o irmão mais velho, é candidato a deputado federal. Leandro Finato Scornavacca, tenta o cargo de deputado estadual. Os dois concorrem pelo DEM.
Pernambuco:
REGINALDO ROSSI – candidato a deputado estadual pelo PDT.
Distrito Federal:
JOAOSINHO TRINTA – candidato a deputado distrital pelo PTB.