A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) fará sua reunião anual em Maceió nesta sexta-feira (20), com participação de todos seus dirigentes. Na oportunidade, a categoria debaterá a situação atual das doenças cardiovasculares no Brasil, sua agenda de atividades para o próximo período e propostas de política de saúde para o setor.
A reunião acontecerá no Maceió Mar Hotel, a partir das 8h30, e será acompanhada pelo futuro presidente Jadelson Pinheiro de Andrade (BA), que assumirá o comando da entidade no próximo ano.
No sábado, a SBC promoverá um curso destinado a 70 cardiologistas alagoanos e de outros Estados nordestinos, abordando o tema “Insuficiência Cardíaca com Fração de Ejeção Normal” – uma patologia que já atinge níveis de epidemia, segundo o professor Evandro Tinoco Mesquita, da Universidade Federal Fluminense, coordenador do evento. O local será o Hotel Ritz Lagoa da Anta.
Tinoco Mesquita explica que esse tipo de insuficiência acomete principalmente idosos, hipertensos e mulheres a partir de 60 anos e a preocupação dos cardiologistas é a carência de tratamento para a população mais pobre que é atingida.
"Com o envelhecimento da população brasileira, as doenças cardíacas passaram a ser a maior causa de morte, ultrapassando inclusive o câncer”, explica Evandro Mesquita. Ele é também pesquisador dessa nova epidemia cardiovascular, associada ao envelhecimento e enfarte agudo do miocárdio.
– Por isso – disse – vamos aproveitar a oportunidade da realização do evento da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que trará centenas de médicos a Maceió, para esse curso com “Tópicos Avançados em Doenças Cardiovasculares”, que terá aulas ministradas por alguns dos mais importantes cardiologistas brasileiros.