Para o deputado federal Francisco Tenório, do PMN de Alagoas, “foi lamentável o ocorrido de ontem (17), um desrespeito aos policiais. A Casa marcou a votação da PEC 300, porém a oposição e governo não se entendem, e usam as PECs para conseguirem quórum com o intuito de votarem outros projetos. Muitos policiais de todos os estados se deslocam para Brasília, com o intuito de acompanharem a votação da PEC 300, porém a votação não ocorre, isso é um desrespeito”.
Segundo o deputado essa manobra só prejudica os policiais e bombeiros, pois a PEC dos policiais ainda não foi votada, e a colocaram no meio de acordos políticos. Em reunião com representantes da categoria o deputado Francisco Tenório “pediu paciência, apesar de ser um período de conflito e espera”.
Na manhã de hoje, representantes de Alagoas se reuniram com o deputado e conversaram sobre as PECs 300 e 308. Durante a reunião o deputado falou sobre o projeto de lei do deputado Capitão Assumção, PL 5799/2009, que trata de estipular uma carga horária máxima de trabalho aos operações da seguranção pública. O deputado, que é relator do projeto, ouviu a opnião dos policiais e falou que irá inserir as observações no projeto.
O piso dos policiais e bombeiros dos estados foi aprovado em primeiro turno em julho deste ano. Chico Tenório, espera que a votação da PEC 300, em segundo, turno aconteça ainda hoje caso haja quórum e acordo entre as lideranças. “Os policiais merecem respeito, é uma categoria que arrisca a vida todos os dias em prol da segurança dos cidadãos”, finalizou o deputado.