O grande homenageado da terceira apresentação do projeto ‘Engenho de Folguedos’ foi o saudoso Mestre Manoel Venâncio, fundador do Guerreiro Mensageiro do Padre Cícero e do Pagode Tira-teima, falecido em 2008, aos 79 anos. Nascido no Povoado Monte Alegre, município de Capela, Mestre Venâncio deixa um legado imensurável para a cultura popular em Alagoas. Os filhos, à frente do Guerreiro, perpetuam os passos ensinados pelo pai.
A Banda de Pífanos do Tabuleiro dos Martins tem a regência do tocador José Flávio. O instrumento de sopro tradicionalmente nordestino resgata o som interiorano dos antigos festivais de rua. Feito de bambu, taboca, caules e até mesmo de cano do PVC é geralmente acompanhado do tarol, tambor ou bombo. O traje do conjunto é similar aos uniformes militares e segundo a crença alagoana, o ritmo desses instrumentos mexe com o coração das mulheres afoitas para casar.
Na lista dos homenageados especiais da noite desta quarta-feira *(5), estiveram os novos mestres José Gonçalves dos Santos, pandeirista; Teófanes Antônio Leite da Silveira (palhaço Biribinha) artista circense; José Gomes Pureza (Zé Hum), pandeirista; João Galdino da Silva (mestre Bia), pífano; José Cícero Abdias Bonfim (Cicinho), artesão de chapéu de guerreiro; Juvenal Domingos, mestre de Guerreiro; Raul Vicente de Queiroz, violeiro e Lizanel Candido da Silva, capoeirista.