Coruripe no mutirão visão saudável

Ascom CoruripeAscom Coruripe

Cerca de 200 pacientes foram atendidos no mutirão promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Coruripe em parceria com o Instituto Oftalmológico de Alagoas (Iofal), nesta quarta-feira (25), no Clube do Povo. Os oftalmologistas diagnosticaram pacientes com glaucoma e catarata. Nos casos indicados para cirurgia, não será necessário o deslocamento para Maceió ou Penedo, os

pacientes farão o procedimento em Coruripe, no dia 10 de setembro.
“Essa é uma grande oportunidade que o governo disponibiliza para os usuários do SUS [Sistema Único de Saúde] que deve ser aproveitada para sanar os problemas que interferem na visão. Pelo atendimento realizado a incidência maior é nos pacientes idosos com catarata”, disse o oftalmologista do Iofal, Luciano Melo.

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde acompanharam o atendimento realizado por grupos, sendo o grupo I os residentes no Miaí de Cima, Miaí de Baixo, Vale do Coruripe (Romeiro), Poxim, Lagoa do Pau e Pontal. A triagem do grupo II corresponde às localidades de Pindorama, Botafogo, Santa Terezinha e Bonsucesso.

A doença
O glaucoma é uma alteração em que a pressão do líquido que preenche o globo ocular está aumentada, além do que o olho pode tolerar. Quando essa pressão, chamada tensão intra-ocular, é maior do que o normal aumenta consideravelmente o risco de que ocasione danos aos olhos.

O glaucoma é causado pelo acúmulo do líquido, chamado humor aquoso, que circula no interior do olho. Esse acúmulo se produz ou devido ao aumento da formação do líquido ou pela obstrução do conduto pelo qual normalmente esse líquido sai do olho. Desta forma, como continua sendo produzido o líquido, a pressão intra-ocular vai aumentando progressivamente.

Fonte: Ascom Coruripe

Veja Mais

Deixe um comentário