Maceió: 42% dos adultos estão acima do peso

Nesta terça-feira (31), em que se comemora o Dia do Nutricionista, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta sobre os benefícios de uma alimentação saudável e fala do trabalho realizado nos programas de atendimento à população.

As nutricionistas Carla Quintella e Zaira Torres, pertencentes à Coordenadoria de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANTs), trabalham com um banco de dados fornecido pelo Ministério da Saúde (MS), através da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL) e Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE). O primeiro trabalha com o público adulto e o segundo com as escolas. Entre os vários dados coletados, estão informações sobre a alimentação da população.

“Através desses dados, traçamos a alimentação do maceioense e estratégias de como podemos conscientizá-lo sobre hábitos alimentares saudáveis”, explica Carla Quintella. Nos números coletados, há um dado interessante: a população maceioense é uma das que menos consomem refrigerantes no Brasil.

“Esse dado é bom para o número de habitantes que temos. Por outro lado, ocorre uma rejeição da população masculina para o consumo de verduras e hortaliças”, alertou Zaira.

Em relação ao excesso de peso e obesidade, os dados mostram que 42% dos adultos de Maceió estão acima do peso, e 13% estão obesos. Esse excesso de medidas ocorre com mais freqüência entre os homens. “O motivo, é uma alimentação irregular, a falta de exercícios físicos, o consumo excessivo de enlatados, e frituras na hora do lanche”, justificou Carla.

As nutricionistas trabalham em conjunto com os programas Saúde na Escola (PSE), Hipertensão e Diabetes (Hiperdia) e a Rede Amamenta Brasil, com palestras educativas e capacitações para os profissionais.

Seguem abaixo algumas dicas para uma alimentação saudável, segundo o MS: uma alimentação variada e colorida; estimular o consumo diário de frutas, verduras e legumes; evitar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas; cuidar no preparo e manuseio dos alimentos; garantir o armazenamento e a conservação adequados.

Fonte: Ascom/SMS

Veja Mais

Deixe um comentário