Os cerca de 1.200 moradores do Povoado Munguba, em Santana do Mundaú – cidade distante 104 quilômetros de Maceió – voltaram a ficar ‘ilhados’ nesta quinta-feira, dia 2, após a queda da ponte de acesso à localidade. A Ponte Nova teve sua cabeceira destruída durante as enchentes que atingiram Alagoas no mês de junho e devastaram os municípios do Vale do Mundaú e Vale do Paraíba.
O acesso chegou a ser improvisado com aterro na cabeceira (lado Munguba) para viabilizar a instalação da ponte provisória (metálica), mas, com as fortes chuvas que caíram na madrugada de hoje na região, a estrutura da ponte voltou a romper deixando novamente os moradores sem acesso.
Segundo a assessoria de comunicação da Comissão de Reconstrução do Governo, no prazo de 20 a 30 dias deve estar sendo iniciada a reconstrução definitiva da ponte, uma vez que está em fase final o processo de licitação para contratação da empresa que executará a obra.
Os moradores deverão permanecer sem acesso até o início das obras. A empresa contratada terá até o dia 20 de dezembro para finalizar os trabalhos, uma vez que este é o prazo previsto pelo Governo Federal, através do Decreto de Emergência, para conclusão de todas as obras recuperação das cidades atingidas pelas enchentes.